Mal educado

22.9.13
Pela primeira vez na minha vida de mãe vou ter uma reunião com uma educadora para questionar os métodos que usa. É das coisas que mais me custa fazer, porque na minha cabeça os professores e educadores sabem o que fazem, mesmo que às vezes possam cometer erros, como toda a gente. E depois, não há paciência para os pais que têm filhos florzinhas de cheiro que têm de ser tratados assim e assado.
Mas, desta vez, há claramente um desfasamento entre o tipo de educação que o Isaac tem na escola e a que tem em casa. Lavar-lhe a boca com sabão e colar autocolantes vermelhos para que todos saibam que se portou mal pode ser um castigo aceitável para muita gente, para nós é pouco razoável, tendo em conta que a asneira que fez foi dizer "cocó, xixi".
Se me perguntarem qual é o castigo razoável também não sei dizer ao certo (aqui em casa costuma ir sozinho para o quarto), mas eu não tirei um curso de educadora de infância. Para o pai seria preferível ele ficar sem recreio, eu não tenho tanta certeza. Sei é que o rapaz pode ser bastante desafiador (mal educado?) mas pensei que num contexto pré-escolar fosse possível ensiná-los a respeitar regras sem recorrer à humilhação.

21 comentários:

  1. de quando em vez é bom lembrar-lhes que nós, pais, estamos atentos.
    se quando em vez é bom lembrar-lhes que os nossos filhos são seres comunicáveis.
    de quando em vez é bom lembrar-lhes que a pedagogia é boa, bonita e aplicável...
    a história do sabão deixou-me irada. só porque disse o top dos tops das asneiras das crianças bem educadas?! ó srs, tanto que eu teria para vos dizer!

    ResponderEliminar
  2. Como é que ainda há educadoras a fazer coisas dessas?
    Ainda bem que o Isaac não hesitou em falar contigo. Boa sorte com a conversa, não há de ser fácil.

    ResponderEliminar
  3. Pergunta-lhes o que lhe vão fazer quando disser "puta, caralho". Lixívia na boca, talvez? Ácido sulfúrico, pelo menos! Se para "cocó" já entram com sabão...

    Estou-me a rir, mas a conversa é difícil, porque as educadoras vão ficar desconcertadas, vão-se sentir inseguras e vão tentar virar o bico ao prego, dizendo que não sabes educar o miúdo.
    Provavelmente não sabem gerir esse tipo de situações de outro modo; para isso, seria necessário fazerem uma profunda revisão dos seus princípios pedagógicos.

    Se quiseres, podes ler aqui algum paleio de psicólogos sobre o que fazer e não fazer quando um miúdo diz palavras feias (escrevi esse post justamente a propósito de um miúdo de três anos que dizia "puta").
    Espero que ajude - sempre apareces a usar argumentos e conceitos de psicólogos, em vez de seres apenas a tal "mãe que não sabe educar os filhos".

    http://conversa2.blogspot.de/2008/10/alguns-apontamentos-sobre-o-uso-de.html

    ResponderEliminar
  4. Claro que é possível ensiná-los a respeitar as regras e tudo o resto sem humilhar. Também não sou educadora, mas sou mãe e tia e acho que só faz assim quem não sabe fazer de outra maneira. Pela humilhação pública nada se consegue. E dizer xixi cocó nem me parece que mereça punição... Eles são crianças, certo? E acho que toda a gente sabe que os miúdos passam pela fase em que dizer xixi cocó é do mais divertido que há!! Mas há maneiras de educar e de ensinar que são positivas e que não fazem as crianças passar humilhações. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Mediante o sucedido, se fosse educadora das minhas filhas quando estas eram pequeninas, posso garantir que desejaria enveredar por uma carreira de engenheira mecânica depois de uma conversa comigo.

    ResponderEliminar
  6. ai ai metade da turma do meu ( rapazes principalmente) quando tinham 4 anos...divertiam-se a dizer xixi cocó....e? e faz parte.....

    ResponderEliminar
  7. http://umademim.blogspot.pt/2011/11/ele.html
    nós por cá, na altura em que o repetia à exaustão e se ria como um perdido....só falamos sobre a coisa....sobre a normalidade fisiológica e ahahahah ranheta porque não terá piada? a verdade é que mais mês menos mês passam a outra fase....

    ResponderEliminar
  8. Qual é o mal de uma criança pequena dizer xixi e cocó!
    Bem, nem quero imaginar o que essa educadora faria se o teu filho tivesse dito uma asneira de verdade...

    ResponderEliminar
  9. Acho que fazes muito bem porque de facto espera-se que os educadores saibam fazer (muito) melhor do que isso!

    ResponderEliminar
  10. Agora até me senti mal... O meu filho, com quase sete anos, passou por essa fase de dizer xixi e cocó e rir-se muito com isso. Eu, confesso, que nunca o castiguei. Aquilo era para mim, humor em ponto pequeno, nada mais. Um beijo de uma leitora diária mas silenciosa.

    ResponderEliminar
  11. Também já escrevi sobre isto dos cartões amarelos e vermelhos este ano e as aulas só começaram há uma semana...
    O meu filho do meio no 2.º dia de aulas (começou este ano no 1.º ano) teve 2 cartões amarelos porque estava desatento...
    Telefonei logo à professora e expliquei-lhe que, embora entenda a lógica dela: cartão=vergonha=deixam de fazer asneiras, de todos os meus filhos este é precisamente o que se vai revoltar e não passará a portar-se melhor. Reforço positivo funciona melhor com ele. Felizmente a professora percebeu e agora reforça o facto de estar atento/ser empenhado e sim, ele chega a casa muito mais feliz.

    ResponderEliminar
  12. infelizmente o que é certo é que eu acho que há educadoras que podem ter tirado o curso mas não têm a mínima psicologia....Também vim a saber que o meu filho não tinha direito a um rebuçado que era dado a todos os meninos "bem comportados" cada vez que fazi xixi na cama durante a sesta....Fiz um escabeche por estes e outros motivos que se passaram naquela escola. Hoje felizmente está com uma educadora noutra escola que sabe o que anda a fazer e que o faz mesmo MUITO BEM.

    ResponderEliminar
  13. Nunca o recurso à humilhação pública, ou privada, tem resultado com uma criança tão pequena. O problema é a confusão entre repreender uma acção incorreta e o humilhar. Se o Isaac for como as minhas piscas, vai fazer a dobrar mal possa! Com diplomacia, que eu sei que é difícil este tipo de conversa, mas tens que chamar a atenção da educadora para essa "subtil" diferença. Beijos.

    ResponderEliminar
  14. TODAS as crianças têm a fase de dizer xixi e cocó e desatar a rir...tenho 4 foram todos iguais, alias a mais oequena começa agora nessa parvoice...dizemos que nao se diz e nao damos importncia, senão é pio e emenda que o soneto!^POr favor ensina isto à Srª Educadora!

    ResponderEliminar
  15. Não acho esses castigos aceitáveis. Ei também falaria com a educadora da minha filha se tal acontecesse. E dizer xixi e cocó é assim algo tão tenebroso?

    ResponderEliminar
  16. Acho grave o que acabaste de contar, e nem sabia que uma professora/educadora podia ter este tipo de comportamento nuam instituição! Estou abismada CALITA!

    ResponderEliminar
  17. Absolutamente inaceitável. Força para essa conversa.

    ResponderEliminar
  18. Sou leitora assídua mas não costumo comentar. Como correu a conversa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, correu bem. A educadora assumiu que foi uma medida extrema, num dia em que os miúdos estavam particularmente difíceis e depois como fez aquela coisa de salientar as coisas boas dele, exagerando nos elogios, a conversa tornou-se agradável :)

      Eliminar
    2. Nice. ;)
      --
      A minha pequena também tem educadora nova este ano. Vamos ver como corre.

      Eliminar