As crianças

18.9.13
A Beatriz estava a contar a alguém o primeiro dia na escola primária. "Lembro-me perfeitamente", dizia ela com os olhos postos num sitio do passado e um sorriso rasgado. Eu regressei a esse mesmo sítio e voltei a sentir o mesmo aperto no estômago naquela escola tão grande para a minha menina tão pequena. Senti os olhos a humedecer e percebi que estava a fazer um daqueles sorrisos parvos que as mães e os pais fazem quando não conseguem disfarçar o orgulho nos filhos.
"Lembro-me perfeitamente", dizia ela, "ia a descer a rampa com o meu pai, foi ele que me foi levar à escola".
Ah?!? Pára tudo. Ela acabou de dizer que foi o pai que a levou à escola? Então e eu? Não se lembra de eu ter lá estado? 
"Bea, eu também fui levar-te à escola, fomos os dois, não te lembras?", pergunto com o ar mais normal do mundo, tendo em conta que tinha o peito a arder. "A sério, mamã, também foste? Não me lembro, só me lembro do papá".
Sinceramente não sei que grande conclusão se pode retirar daqui, mas parece-me claro que andamos a perder demasiado tempo com as crianças. Elas acabam por guardar da infância aquilo que lhes interessa. Portanto, é gostar muito delas, alimentá-las, agasalhá-las e levá-las ao médico quando estiverem doentes. O resto é lá com elas. 

7 comentários:

  1. A penúltima frase é absolutamente brilhante! Não tenho filhos mas concordo plenamente :)

    ResponderEliminar
  2. eheheh faz-me lembrar a minha filha! P.ex. faço sempre a cama dela e nada, o pai fez uma vez e ela: "oh a minha cama está tão gira". Bem, imaginas o que me apeteceu fazer-lhe........
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. "parece-me claro que andamos a perder demasiado tempo com as crianças" e "O resto é lá com elas" é demasiadamente bom, de tal real!!! Ahahahahahah

    ResponderEliminar
  4. São uns ingratos desde o primeiro momento em que se nos agarram ferozmente às mamas. Nem um obrigado por existirem, nem nada.

    ResponderEliminar
  5. tive que partilhar,

    Suzana

    ResponderEliminar
  6. Ah, ah, ontem aconteceu-me o mesmo. A minha filha recordou um episodio no Pavilhão do Conhecimento e apagou-me completamente. So se lembra do Pai.

    ResponderEliminar
  7. Ah, ah, ontem aconteceu-me o mesmo. A minha filha recordou um episodio no Pavilhão do Conhecimento e apagou-me completamente. So se lembra do Pai.

    ResponderEliminar