Eu sou uma pessoa doente

26.5.14
Diz que estou anémica. "Anemia microcítica hipocrómica. Anisocitose". Não faço ideia do que significa, mas vou decorar o nome para atirar à cara de certas e determinadas pessoas que se riem muito por eu andar "sempre cansada", ou "sempre mal disposta". Ouviram meu querido e minha querida? eu tenho ANEMIA MICROCÍTICA HIPOCRÓMICA! Eu sou uma pessoa doente e tenho provas.

8 comentários:

  1. É o que dá teres deixado o glúten. Nós avisámos. Uma pessoa mimika tem tendência para a microcítica se não tiver certos cuidados. Lá está. Diz-se no entanto que os Anjos ajudam muito os pacientes que sofrem de mimika microcíta. E subir três lanços de escadas com piratas petulantes ao colo também contribuirá para a total recuperação. Isso e umas idas ao Torel para matar saudades do bichos que abandonarás na casa da tua mãe. Também ela hipocrómica, sem dúvida. Dos teus queridos, já sabes, sempre os mimos necessários.

    ResponderEliminar
  2. Eu não vou abandonar os meus bichos. Eles só ficam lá se gostarem, OK?

    ResponderEliminar
  3. anisocitose deve vir do anis. Já sabes. Podes beber à vontade :D

    ResponderEliminar
  4. Because i care: http://hematologia-iesa.blogspot.pt/2012/03/anemias-microciticas-e-hipocromicas.html

    O que vale isto, hein?!!! Todo um site sobre ti!
    Tu não tens falta de mimo... nem de glúten. Tens muita faltinha de ferro!

    ResponderEliminar
  5. Alguém que é técnico de Análises Clínicas26 maio, 2014 20:59

    Anemia microcitica e hipocrómica significa que os globulos vermelhos estão abaixo do tamanho normal e também tê falta de hemoglobina, a causa mais provável será pela falta de ferro. Por outras palavras, é uma anemia por falta de ferro, então tem de repor ;)

    ResponderEliminar
  6. Calita, não querendo insistir na mesma tecla, mas ainda assim insistindo... Essa anemia, por falta de ferro, é o sintoma típico de doença celíaca, talvez o achado mais frequente. O meu filho e o meu pai tinham isso, repunham o ferro sem efeito, mas, entretanto, foram diagnosticados como celíacos. Como tem alguns outros sintomas que poderiam ser associados a doença celíaca, penso que fazer o rastreio seria uma boa ideia.

    ResponderEliminar
  7. Calita, sou hematologista. Já anteriormente referi que acho que despistar doença celíaca pelo que vem descrevendo faz todo o sentido. Ainda mais com anemia muito provavelmente ferropenica (teríamos que fazer uma historia clínica completa para verificar outras causa de falta de ferro e verificar quais os seus níveis de ferritina). Veja a pagina que lhe sugeri anteriormente e se assim o desejar pode enviar-me mensagem através dessa pagina. Ou escreva para o blog da lucente e siga seus sábios conselhos. Não se deve iniciar dieta sem glúten tento sintomatologia à ingestão de glúten sem despistar as doenças associadas ao glúten. Das quais a doença celíaca pode trazer graves consequências se não tratada no futuro. https://www.facebook.com/vivasemglutenportugal deixo-lhe um link do blog com um livrinho que sugiro que leia ler: http://vidassemgluten.blogspot.pt/2014/05/e-book-gratuito-alimentacao-na-doenca.html fique bem!

    ResponderEliminar
  8. é que nem podias ficar só pela anemia.. tinha logo que ser com um nome todo pomposo!!!

    ResponderEliminar