Achei que iam gostar de saber

13.4.15
Depois de intensas experiências e vários registos alimentares cheguei à conclusão que sou intolerante ao trigo. Não, não tem nada a ver com o glúten, já que o tolero perfeitamente noutros cereais, é mesmo o trigo.

6 comentários:

  1. Os meus pesames. Eu tb pensava que era, mas felizmente nao, e posso comer pao ate me fartar. Os oito meses em que fui wheat-free (e vegan) nao tiveram piada nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. Acabamos por habituar-nos. Há farinhas deliciosas, como grão, espelta e aveia que substituem a de trigo sem problema. Na verdade abre-se a porta a novos sabores. Boas experiências!

    ResponderEliminar
  3. Com o tipo de anemia que disse ter há uns tempos, o mais certo é ter doença celíaca... O facto de lhe parecer não ter sintomas com outros cereais que contém glúten pode ser por esses cereais terem menor quantidade de glúten que o trigo. Independentemente dos sintomas, o dano pode estar a acontecer na mesma, há celíacos completamente assintomáticos. Nada como fazer o rastreio da doença celíaca para tirar as dúvidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pela minha experiência os médicos de famílias não estão muito receptivos a essa sugestão. Esse rastreio é caro? Obrigada.

      Eliminar
    2. Os médicos de família normalmente não sabem quais as análises que compõe o rastreio e, quando sabem, têm dificuldade em encontrar a única que está no sistema e é comparticipada. No entanto, perante esta suspeita, devem reencaminhar para o hospital, para a consulta de gastrenterologia e aí o rastreio é todo comparticipado. Se quiser fazer no privado, sem seguro, os gastrenterologistas Fernando Ramalho ou Leopoldo Matos são conhecedores desta temática, e duas das análises devem rondar cada os 20 euros.

      Eliminar
    3. Não precisa de comer gluten , não arrisque ... São sérios problemas de saúde a médio longo prazo. Coma verduras fruta carne peixe ovos ... Leia o livro sem trigo sem barriga, tem o pdf grátis na net:)

      Eliminar