Diz que é uma espécie de nostalgia

21.10.14
A Beatriz cresce todos dias e eu sinto-a a afastar-se um bocado mais todos os dias. É assim que deve ser.
O Isaac recusa-se a crescer, custa-lhe horrores. Diz mesmo, em prantos, isto é, com a goelas abertas e os olhos cheios de lágrimas, que quer voltar a ser bebé.
O Nicolau, esse, está sempre bem desde que o deixemos dormir com a touca da piscina, ou sair de casa de camisola interior e calções.
Não estou segura de ter feito o melhor que podia em relação a eles e em relação a mim. A minha vida, em retrospectiva, parece sempre uma coisa pastosa, como se me movesse dentro de gelatina.
Às vezes olho para eles e fico quase chocada ao aperceber-me que são os meus filhos. Como se eu não tivesse nada a ver com o que eles são (e será que tenho?).
Quantos testes de gravidez fiz? Quantas vezes chorei grávida? Quantos nomes lhes dei antes dos deles? Quantas noites perdi? Quantas feridas curei? Quantas abri? Quantas vezes o coração apertou? Quantas expandiu? Não sei. Mas é muito verdade que depois de os expulsarmos do nosso corpo, eles deixam de ser nossos, todos os dias um bocadinho mais.

10 comentários:

  1. Comecei a sentir isso pouco depois dele nascer e ainda só tem 15 meses...

    ResponderEliminar
  2. Existe um lado maravilhoso que é a sua reaproximação, e que identificarás dentro de poucos anos, quando desatam a necessitar de referências sólidas e a confiança, entretanto, se instalou. Pequenas perguntas, um abraço súbito, uma dúvida lancinante, às vezes 'quase nada', um bom silêncio acompanhado,...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é exactamente isso que sinto. tem fases, tem dias.
      e senti-los próximos mas crescidos e autónomos é igualmente muito bom. mas claro que haverá sempre os dias de nostalgia. esses também fazem parte :)

      Eliminar
    2. calita, estou com um caso sério com a siri. não queres dar-me um e-mail para eu não vir para aqui chatear as outras pessoas? :)

      Eliminar
    3. Não me digas!
      O meu e-mail é calita.fonseca@gmail.com

      Eu desapaixonei-me pela Duras. Não sei se é esse o teu caso com a Siri. E não são os livros, somos nós que mudamos.
      Fico à espera do mail, então.

      Eliminar
  3. Os teus filhos são demais mas ainda bem q são teus e não meus!

    ResponderEliminar
  4. Agora que o meu filho mais velho entrou para o 5 ano e vejo todos aqueles matulões e matulonas na escola tenho pensado muito nisso de eles naturalmente se afastarem de nós ao crescer. Às vezes não acredito que os anos passam e que estou mesmo metida neste filme.

    ResponderEliminar
  5. Tão verdade. Essa é precisamente uma das minhas maiores angústias :-)

    ResponderEliminar