Obrigada, Helena*

4.11.13
"(...)Parece-me que se continua a confundir "não bater" com "não educar".
A minha teoria é: bater é fácil - o que é difícil é educar realmente, porque educar exige mais inteligência, mais autoridade e mais energia. Penso que bater é o contrário de educar. Volta e meia acontece, mas é bom que se perceba que é um descarrilamento do adulto, e não um método educacional.
Gostava que ficasse claro de uma vez por todas: "não bater" não é sinónimo de "não educar", ou de ausência de autoridade e referências.
Conhecem os filmes do Jimmy Kimmel, "i ate your halloween candy"?
Sugiro um passatempo: vejam os dois filmes, e imaginem de que modo é que cada uma daquelas crianças estão a ser educadas.
Gosto especialmente das últimas crianças do segundo filme: https://www.youtube.com/watch?v=WOlpdd7y8MI
Aqui está a gravação de toda a conversa da última das miúdas do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=9gPktcV0A-g
Tem 3 anos. A idade em que, segundo o João, eles não percebem o suficiente e por isso precisam de levar uma palmada pedagógica.
Pois eu aposto com quem quiser que aquela miúda nunca levou uma palmada. E é justamente porque a mãe faz questão de a educar, em vez de a domesticar à palmada, que ela responde assim: dizendo como se sente, e fazendo sugestões para que de futuro a mãe não repita esse erro."

*Comentário da Helena Araújo a este post.

P.S Os meus filhos não levam palmadas (quer dizer, já me escapou uma ou duas, depois de uma daquelas coisas inaceitáveis que eles às vezes fazem) e não são tão compreensivos como a deliciosa menina do segundo filme, mas isso não me impede de continuar a acreditar piamente que as palmadas não levam a lado nenhum.

5 comentários:

  1. Não imaginas como ler este post me sossegou esta noite.
    Obrigada às duas.

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito estas palavras. Tem muito valor fazermo-nos compreender, apesar do tempo que pode demorar. No meu caso estou cansada de apanhar com brinquedos na cabeça mas começo a ver os primeiros resultados da minha enorme paciência e contenção. Na verdade é como com os adultos, não podemos dar um par de estalos a quem nos está irritar profundamente... Embora às vezes... Quem sabe..? ;)

    ResponderEliminar
  3. não podia concordar mais :-)*

    ResponderEliminar
  4. Uuuuh! Eu a pensar que ninguém tinha lido aquilo! :)

    Aproveito estar aí a mum's the boss para lhe dizer como a admiro, e ao seu esforço para "humanizar" os pais.

    Quanto ao teu P.S.: não me esqueço nunca daquela vez que fui acordada por uma grande barulheira, e fiquei na cama a saborear os sons de miúdos felizes e em paz com a vida. Também não me esqueço da calma na tua cara, apesar de só teres dormido 3 horas.

    ResponderEliminar
  5. Mas desde quando é que não bater cria crianças tiranas? Não definir regras, limites e, no outro lado, espaços de liberdade e excepções, é que cria crianças tiranas e, pior que isso, desamparadas e infelizes.

    ResponderEliminar