Perguntas que eu gostava mesmo de saber a resposta

21.8.13
Uma pessoa decide fazer poupanças para um projecto que quer levar a cabo dali a um ano. Isso implica que durante 12 meses deixa de fazer um certo número de coisas que lhe agradam sobremaneira, que lhe fazem bem, que lhe trazem uma espécie de apaziguamento com a vida e tudo e tudo, mesmo sem ter a garantia de que o tal projecto possa vir a acontecer, porque isso, obviamente, é impossível de se saber.
Uma pessoa faz o quê, abdica do que quer fazer agora para, eventualmente, depois ter uma experiência maravilhosa?
(juro que esta questão sempre me perturbou)

5 comentários:

  1. pois não sei... acho que estou numa altura de viver o momento...
    E se daqui a 12 meses não se puder fazer o que se planeou? Vale a pena poupar?

    ResponderEliminar
  2. Eu pensei nisso sabes.
    Sempre quis is fazer 30 anos à Austrália, mas isso implica mais de 5000€ e eu não quis abdicar de fazer essas tais coisas e por isso estou aqui agora sem conseguir realizar o sonho
    Pronto, é desta que jogo no Euromilhões!

    ResponderEliminar
  3. eu penso que sim, se é uma coisa que querem muito então que mal tem fazer um esforço no presente em prol do que se pretende. sabendo que não vai cair do céu (ou até pode cair mas vá, a probabilidade é baixa), empreende-se numa gestão para atingir esse objectivo. também se com o tempo se chegar à conclusão que não vale a pena o sacrifício pode sempre desistir e aproveitar o que entretanto poupou para outra coisa qualquer ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Ana, sem discordar com a Ana a. e a Ondina.

    ResponderEliminar
  5. Claro que vale a pena fazer o esforço, Calita. E se pensares na razão pela qual estás a fazer os tais sacrifícios, eles ficam, subitamente, mais leves. Pelo menos foi o que se passou comigo. Sendo que os sacrificios que fiz, e faço, afinal não são assim tão pesados. O que antes era um sacrifício - eu estou a falar em cortar despesas que antes me pareciam fundamentais e que, venho a ver agora, era praticamente desnecessárias. O que era um sacrificio agora é uma rotina - e tu conheces-me, não sou propriamente masoquista.
    Pode acontecer que o projeto nao se realize, ou que, quando realizado, até nem corra tal como tinhas imaginado e desejado. Mas ao menos foste trás, viste como é. É um preço que vale a pena pagar.

    ResponderEliminar