Astros

8.1.12
Numa tarde, que só não foi como outra qualquer, porque tinha sido o funeral do pai de uma querida amiga, e  enquanto tomávamos chá, posso ter encontrado a razão para não ter tido o percurso escolar que a minha professora primária auspiciou.
A Xana ofereceu-me os livros de filosofia do 12.º ano, que me tinha emprestado na altura para estudar, com as várias notas que tirei. E entre as coisas que destaquei, e que provavelmente eram as menos importantes para os testes (como "O AMOR é a forma primordial de o homem se relacionar com a realidade. É o fundamento da nova Filosofia", Feuerbach), há uma que nos fez rir às gargalhadas: à frente dos nomes dos filósofos eu escrevi qual o signo deles. Sim, isso mesmo, leram bem. Até eu, que me lembro perfeitamente dessa minha obsessão pela astrologia (as horas que passei na magnífica biblioteca da Póvoa a estudar o assunto), fiquei de boca aberta com esses apontamentos.
Portanto, a quem interessar, ficam a saber que Feurebach era Leão; Marx - Touro; Nietzsche - Balança e Kierkegaard - Touro. Do Hegel não tenho nenhuma nota.


(P.S deve haver poucas coisas tão importantes na minha vida como as minhas amigas de há mais de 20 anos.)

2 comentários:

  1. ... e depois pensei - eu nutria uma paixão assolapada (e irreflectida) pelo Kierkegaard: seria porque me disseste, um dia, que Touro era o mais compatível com Escorpião.

    ~ em tantas dimensões, aquilo que flui entre nós há mais de 20 anos tem-nos 'salvado' ~

    adoro-te amiga. vamos continuar a rir juntas, por favor?

    ResponderEliminar
  2. Oh pá, eu estava a adorar imaginar que tu te tinhas posto a adivinhar os signos deles quando depois tive um lampejo de realidade e percebi que os foste pesquisar nalguma Wikipédia de então.
    Mesmo assim, aposto que terias adivinhado - embora me custe imenso ver o Kierkegaard touro... Pena não haver nenhum Virgem, fico desiludida.

    (...)

    Fui pesquisar. o Kant também é touro (?!?), mas o Hegel é VIRGEM ;) Podes acrescentar no teu livro.

    Beijos,
    Inês

    ResponderEliminar