Transtornos

5.5.15
Uma mãe barafustava, hoje, no infantário contra a praga dos piolhos. Compreendo perfeitamente o desespero. O tempo que se perde a arrancar lêndeas, a lavar roupas de cama e bonecadas a 60 graus. O transtorno.
O que não compreendo é esta coisa de se precisar de culpabilizar alguém. A incapacidade de algumas pessoas aceitarem que há certas merdas que são como são, tais como todas as crianças adoecerem (outro enorme transtorno), todas as crianças apanharem piolhos, umas muito mais que outras, e todas as crianças chorarem mais do que seria necessário, na perspectiva dos adultos, naturalmente.
E, atenção, eu passo a vida entre o enfastiada e o desesperada com os transtornos que as crianças nos trazem mas, provavelmente, estou mais próxima das mães gorilas que se sentam ao sol a catar os piolhos aos seus bebés, do que às mães que se descabelam com este problema.
Se ao menos aceitasse tão naturalmente outras coisas, ou se arranjasse culpados para os meus problemas, seria uma gaja feliz até ao infinito e mais além.

6 comentários:

  1. Até eu já apanhei piolhos vindos da creche!! É a vida!!! É ma seca, é verdade, mas há coisas bem piores!

    ResponderEliminar
  2. ahahahah. A minha filha teve piolhos este ano pela primeira vez. Eu nunca tinha visto um piolho na vida (tive várias vezes em criança mas era a minha mãe que os catava). Também apanhei, obviamente, andava a coçar-me freneticamente há meses, pus a hipótese de estar c piolhos mas n os via na minha filha e quem me andou a catar não encontrou piolhos nenhuns... Eu acordava de madrugada com comichão, todo o dia a coçar-me, fui para as urgências a pensar que tinha uma alergia mortal, receitaram-me anti-histamínicos, não passava, estava desesperada, gastei dezenas de euros em champos para o couro cabeludo irritado (claro...) até que um dia veio um agarrado às minhas unhas (que coçavam a cabeça, coitadas)- Vou a correr deitá-lo no lavatório, inspecciono bem o bicho, e só com o google images descubro a causa dos meus meses de sofrimento. Quem é que culpo por isso? Os piolhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, acho o máximo, tenho uma amiga que levou a filha ao médico pela mesma razão, achava que ela tinha uma alergia. Felizmente a médica detectou imediatamente a origem do problema.

      Eliminar
  3. O problema dos piolhos, e daí a ideia do culpado, é que há sempre algum pai ou mãe que não trata das cabeças dos filhos em condições. Quando num infantário ou escola sai o primeiro alerta todos deviam tratar. Só que não. Perdi a conta ao dinheiro e ao tempo gasto com a cena dos piolhos na cabeça do meu filho.

    ResponderEliminar
  4. Decididamente, sou uma feliz compulsiva: eu ficava toda entusiasmada com os piolhos que conseguia matar. Vê-los a boiar na água depois de pôr o champô mata-piolhos levava-me quase ao êxtase. Contá-los. "Olha aqui, cinco, e três são gordos!"
    O meu filho ficava todo encolhido, "mãe, por favor cala-te".
    hehehe
    (Com as pulgas do cão é a mesma coisa)
    (A verdade é que eu adorava os momentos em que a minha mãe corria os dedos abrindo caminhos na minha cabeça - essa gorilice de mãe é uma maneira de ternura)

    ResponderEliminar
  5. Sempre que avisava no infantário nunca ninguém tinha nada ou seja os da minha filha caíam do céu, os outros meninos eram os limpos e cheirosos. Resultado: reinfestação, mais gasto nos produtos, mais tempo à volta deles... Isso sim tirava-me do sério!

    ResponderEliminar