Nada como a primeira consulta de saúde materna para ficarmos logo mais descansadas:
Médica: Sabe que depois dos 35 tem de fazer amniocentese?
Eu: Sei que há esse protocolo, mas na anterior gravidez fiquei só pelas análises bioquímicas, optei por não fazer a amniocentese. Nesta, se for possível, preferia fazer o mesmo.
Médica: hmmm (de olhar esbugalhado).
Eu: A amniocentese serve apenas para detectar o síndrome de Down, não é (isto foi o que me disseram no hospital quando estava grávida do Isaac)?
Médica: Não, não, a amniocentese recolhe as células descamadas do líquido amniótico para análise do ADN, portanto ficamos a saber quais a doenças genéticas que o feto poderá ter. Não estou a dizer que vai ter algum problema, mas sabe que com a sua idade...
Eu: Sim, compreendo, mas a vantagem de ser o terceiro filho é que não ficamos tão ansiosas, estamos muito mais relaxadas.
Médica: Pois, mas só porque as outras duas correram bem, não quer dizer que esta vá correr...
É, ou não é um descanso? É claro que eu podia pagar a um médico no privado que me faria sentir lindamente, uma vez que me estaria a cobrar os olhos da cara, mas vou continuar no Centro de Saúde, até porque a enfermeira F. está quase a voltar de férias e com ela é outra coisa.
P.S Não tenho nada contra o SNS, antes pelo contrário. Fui muitíssimo bem acompanhada no Hospital Francisco Xavier, na anterior gravidez.
Já foste hoje? E então?? (Para além dessa tipa optimista, positiva e uma alegria que só que encontraste) Amanhã ligo, beijos
ResponderEliminarUma vez que provavelmente só terei outro filho depois dos 35, terei que lidar com isso e também não sei se quero amniocentese. Na minha primeira gravidez, o médico disse que só valia a pena fazer se estivesse disposta a fazer um aborto em caso de Síndroma de Down. Não sei se seria, não sei se não seria. Sei que, na altura, esse pensamento era o último que queria ter.
ResponderEliminar