Mais vale ser turista (às vezes)

2.10.15
Uma pessoa percebe que o guias de viagem servem de pouco quando compra o da Lonely Planet sobre Timor-Leste e fica a pensar onde raio é que eles comeram camarões e peixe fresco grelhado, nas barracas da Av. de Portugal.
Ou então sou eu, já imbuída dos preconceitos estabelecidos que dizem que não se deve comer em certos sítios (partindo do princípio que é o sítio que estou a pensar), sob pena de irmos parar ao hospital. A verdade é que sempre comi na rua nas cidades que visitei, mas aqui ainda não.
E depois, é muito provável que os intrépidos viajantes da Lonely Planet sejam capazes de beber água de uma valeta em Calcutá sem que nada lhes aconteça (acho que li isto em algum sítio).
Seja como for, experiências gastronómicas cada qual tem as suas, mas um mapa é um mapa, certo? Então, porque raio não percebo o de Dili? Será porque a cidade está sempre a crescer? Talvez. Mas "Taibessi Bus Terminal"? Aqui não há autocarros, senhores!! Há umas carrinhas que andam sempre apinhadas de gente (as microlets) e nunca vi um único malai lá dentro. Já pensei entrar numa, sem ser nas horas de ponta, para ver o que acontece, mas acho que vou aprender tétum primeiro.
De resto, se alguém estiver a pensar vir cá passar férias, pode sempre circular de Táxi, é barato e seguro, apesar de se ouvirem umas histórias sobre...bom, tenho de deixar de ouvir o que diz por aí, está visto.

3 comentários:

  1. Se não fosse tão longe Timor, ia visitar-te e aproveitava para beber água de uma valeta, que confesso é coisa que nunca fiz. Pelos camarões e peixe fresco grelhado não me convences. Disso também há em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Eu também ia e levava um barril de binho que faz falta em qualquer parte do mundo!

    ResponderEliminar
  3. Estive dois anos e meio em Timor Leste e tentei viver todas as experiências. Andar de mikrolet, para uma malai, pode ser encarado entre o divertido e o altamente constrangedor. Andei em mikrolets em que obrigaram uma das pessoas da frente a levantar-se para me dar o lugar e andei em outras onde me senti olhada de lado como se estivessem a pensar "esta lontra ocupa pelo menos três lugares". Além disso ia sempre a bater com a cabeça no teto da mikrolet... Quanto às barracas de peixe grelhado (que desde a CPLP já não ficam exactamente na Av. de Portugal) de facto, não são muito aconselháveis. Para peixe fresco grelhado vá um bocadinho mais longe, a umas barracas à beira da praia, em Atabae, a caminho de Maliana. Mais à frente encontra uma ponte onde estão sempre umas senhoras a vender camarão (pequenino, caro e sem a certeza de ser fresco). Infelizmente, fica ainda a uma boa distância de Díli (em tempo, +/- 3h30). Mas arrisque... o máximo que pode acontecer é perder uns quilitos com uma valente dor de barriga. :)

    ResponderEliminar