Primeiras impressões de Díli

4.8.14






Estamos em Díli há três dias e já vi mais sorrisos neste tempo do que em três meses em Lisboa. E não são só as crianças que sorriem nesta cidade (apesar de terem os sorrisos mais bonitos que alguma vez vi), quase todos os adultos sorriem como elas e acenam à nossa passagem.
Ainda assim, não se pode dizer que a capital de Timor Leste seja particularmente bonita, mesmo com todo este oceano a entrar-nos pelos olhos e que nos faz relativizar a "arquitectura". No entanto, não se pense que há prédios por aqui, nada disso, o que há é uma mistura de barracas fashion, que são os restaurantes e bares dos ricos - onde se come mesmo muito bem (sim, aqui somos ricos!) -, e há as barracas forradas a zinco, que são as casas de muitos timorenses.
Também há as vivendas dos embaixadores e empresários, como a casa em que estamos instalados, mas pelo menos há a garantia, por enquanto, de que nada disto pertence a estrangeiros. Não é permitido a nenhum não timorense comprar terrenos ou habitações nesta ilha. Espero que isso nunca mude.
Dá-se ainda o caso (completamente surreal para mim) de ter criadas para cozinhar, lavar a roupa e limpar. Criadas que me chamam "senhora" e me apresentam sorrisos como nunca vi. A sério, estou para a minha vida! Mas quero acreditar, do fundo do meu ser, que não é por isso que me sinto tão em paz com o mundo e que deixaram de me doer as partes do corpo que me doíam até aqui.
Além disso, acordo várias vezes com sons maravilhosos de pássaros e até as osgas daqui (os tekis) cantam.
Resumindo, está-se mesmo bem, apesar de estarmos todos com horários de sono diferentes e de eu continuar sem perceber muito bem qual o meu lugar nisto tudo.

3 comentários:

  1. É seres A Senhora, ora então! Aproveita!

    ResponderEliminar
  2. pelo menos nas férias és a....senhora!!!!Aproveita mazé.....

    ResponderEliminar
  3. Vivi em Timor Leste e no dia em que parti trouxe esse pais guardao no peito. So uma dica, o facto de a tratarem por Senhora nao esta relacionado com o facto de serem empregadas de sua casa. Os Timorenses sao estruturalmente bem educados e e extremamente rude tratar alguem que nao se conhece ou de quem nao se e familiar pelo nome. :) Por isso vai ouvir muito: Senhor, Senhora, Mana, Maun, etc.
    Votos de boa estadia numa terra que amo de paixao.

    ResponderEliminar