Sugestões

23.9.13
Tenho uma amiga com uma filha autista. Ela diz que a cada nova consulta com um novo pedopsiquiatra espera secretamente que o diagnóstico seja diferente, mas não é.
Podia descrever o dia a dia desta mãe da M., com sete anos, e de outra menina de um ano e meio, mas, acreditem em mim, esta mãe é mesmo fora de série.
Por isso, gostaria de ajudá-la numa iniciativa louvável: iniciar um projecto de sensibilização para o autismo na comunidade escolar (a M., como tantas outras crianças com necessidades especiais, está num mega agrupamento, onde faltam professores, apoios, etc. etc.).
Alguém tem sugestões?

7 comentários:

  1. Olá Calita, há um grupo no facebook que talvez seja uma ajuda

    https://www.facebook.com/groups/476706065694247/

    https://www.facebook.com/vencerautismo?fref=ts

    Eu também tenho um filho no espectro, sei muito bem o que é.

    Beijinhos para todos. Em especial para a M. :-)

    ResponderEliminar
  2. Deviam começar pelos professores, terem aguma (IN) formação sobre o que é, porque acontece e como lidar com. Depois passar aos alunos que convivem directa ou indirectamente com este tipo de população, pois é dificil lidar com alguém que não expressa correctamente as suas emoções. Informar é um bom começo, e depois a mãe da M. prestar-se dar o seu testemunho, reunir professores e pessoas com (À) vontade para contribuir de alguma forma para este projecto, e de seguida partir para outras escolas.
    Sou psicopedagoga fe formação (não trabalho na área, porque será), se precisarem da minha ajuda, é só dizer!
    Não sei se ajudei ou desajudei! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ajuda é aceite :)) Quando conseguir alinhavar tudo, vou precisar muito dela. Obrigada!!

      Eliminar
    2. às ordens! :) Para a frente é o caminho, alguém tem que impor a mudança necessária, é o 1º passo!

      Eliminar
  3. Cláudia,
    Com as crianças as "coisas" fluem. Eles, a maior parte, intuem e ajudam.
    A ideia de passar informação aos professores, auxiliares etc..... é muito boa. Eu tento fazê-lo com as pessoas que trabalham com o meu filho e acredito que a mãe da M. também o faça. A ideia do testemunho como sensibilização e partir para outras escolas é muito boa. Eu tenho como objectivo a curto prazo organizar um "evento" aberto á comunidade com esse propósito. Pensei fazê-lo em Outubro mas como vai haver o que indica abaixo, vou esperar mais um bocadinho.

    vai haver um seminário na appda com o tem "Viver e conviver com o autismo" em Outubro
    http://www.appda-lisboa.org.pt/seminario-viver-e-conviver-com-o-autismo-12-de-outubro-de-2013?page=1


    AAP

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, querida, parece que a ideia começa a ter pernas para andar! E de facto também sinto que devo começar pelos professores, as crianças têm uma forma diferente de olhar o diferente, mais natural. E agradeço já todas as sugestões que me possam dar, ainda estou numa fase embrionária e tudo serve para enriquecer o projeto. MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderEliminar
  5. deixo o link de uma amiga psicologa que desenvolve trabalho com crianças autistas, talvez possas obter informação que necessitas
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=211037595700596&set=a.211037592367263.47176.203435486460807&type=1&theater

    ResponderEliminar