Tenho uma amiga com uma filha autista. Ela diz que a cada nova consulta com um novo pedopsiquiatra espera secretamente que o diagnóstico seja diferente, mas não é.
Podia descrever o dia a dia desta mãe da M., com sete anos, e de outra menina de um ano e meio, mas, acreditem em mim, esta mãe é mesmo fora de série.
Por isso, gostaria de ajudá-la numa iniciativa louvável: iniciar um projecto de sensibilização para o autismo na comunidade escolar (a M., como tantas outras crianças com necessidades especiais, está num mega agrupamento, onde faltam professores, apoios, etc. etc.).
Alguém tem sugestões?
Olá Calita, há um grupo no facebook que talvez seja uma ajuda
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/groups/476706065694247/
https://www.facebook.com/vencerautismo?fref=ts
Eu também tenho um filho no espectro, sei muito bem o que é.
Beijinhos para todos. Em especial para a M. :-)
Deviam começar pelos professores, terem aguma (IN) formação sobre o que é, porque acontece e como lidar com. Depois passar aos alunos que convivem directa ou indirectamente com este tipo de população, pois é dificil lidar com alguém que não expressa correctamente as suas emoções. Informar é um bom começo, e depois a mãe da M. prestar-se dar o seu testemunho, reunir professores e pessoas com (À) vontade para contribuir de alguma forma para este projecto, e de seguida partir para outras escolas.
ResponderEliminarSou psicopedagoga fe formação (não trabalho na área, porque será), se precisarem da minha ajuda, é só dizer!
Não sei se ajudei ou desajudei! :)
A ajuda é aceite :)) Quando conseguir alinhavar tudo, vou precisar muito dela. Obrigada!!
Eliminaràs ordens! :) Para a frente é o caminho, alguém tem que impor a mudança necessária, é o 1º passo!
EliminarCláudia,
ResponderEliminarCom as crianças as "coisas" fluem. Eles, a maior parte, intuem e ajudam.
A ideia de passar informação aos professores, auxiliares etc..... é muito boa. Eu tento fazê-lo com as pessoas que trabalham com o meu filho e acredito que a mãe da M. também o faça. A ideia do testemunho como sensibilização e partir para outras escolas é muito boa. Eu tenho como objectivo a curto prazo organizar um "evento" aberto á comunidade com esse propósito. Pensei fazê-lo em Outubro mas como vai haver o que indica abaixo, vou esperar mais um bocadinho.
vai haver um seminário na appda com o tem "Viver e conviver com o autismo" em Outubro
http://www.appda-lisboa.org.pt/seminario-viver-e-conviver-com-o-autismo-12-de-outubro-de-2013?page=1
AAP
Obrigada, querida, parece que a ideia começa a ter pernas para andar! E de facto também sinto que devo começar pelos professores, as crianças têm uma forma diferente de olhar o diferente, mais natural. E agradeço já todas as sugestões que me possam dar, ainda estou numa fase embrionária e tudo serve para enriquecer o projeto. MUITO OBRIGADA!!!
ResponderEliminardeixo o link de uma amiga psicologa que desenvolve trabalho com crianças autistas, talvez possas obter informação que necessitas
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=211037595700596&set=a.211037592367263.47176.203435486460807&type=1&theater