Tudo por causa de um bolo

7.11.12
"Porque é que tens sempre de achar que aquilo que fazes não é nada de especial?", perguntou a Beatriz. "A única coisa feita por ti que te ouço dizer que é especial somos nós", disse apontando para ela e para os irmãos.
Eu fiquei boquiaberta. Não estava nada à espera de uma reacção destas à resposta sobre se o bolo de cenoura e amêndoa, o mesmo que costumo fazer sempre que decido entrar em dieta (sim, eu sei que nunca vou emagrecer), estava bom. Eu disse, pelos vistos invariavelmente, que sim, que estava bom, mas nada de especial.
Fiquei a pensar se seria mesmo assim. É que a ser, é uma cena flagrante, porque a Beatriz vive num planeta distante e para fazer um reparo destes...
Depois, lembrei-me de todos os elogios que tenho recebido sobre a minha forma de escrever aqui no blog e de como me parecem exagerados. Há gente a escrever tão melhor! e outra tanta gente a dizer coisas com tão mais interesse!
Mas um dia destes recebi um e-mail da Sónia Morais Santos, por causa de um trabalho que ela está a fazer, e a própria da SMS diz que tenho um blog "tão bem escrito". EU?!?!? E, acreditem, isto não é falsa modéstia, eu sei que sou espectacular (já o disse várias vezes) e sei que consigo dizer, de vez em quando, umas coisas acertadas e bem explicadas, mas daí a ser uma gaja que escreve MUITO bem é uma coisa que nunca esperei ouvir. Mentira, esperei, mas depois cansei-me de esperar (a minha falta de paciência também já é conhecida). Portanto, agora estou sem saber o que fazer a esta sensação de e se eu sou mesmo gaja para fazer uma coisa em condições?

12 comentários:

  1. Já ouvias mais o que a tua filhota tem a dizer! :) Não sei o que fazes bem ou mal, mas pelo menos o blog é bom!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Beatriz! Eu faço muitas vezes a mesma questão quando leio os desabafos ou desaforos ou confissoes ou relatos ou lá o que é que ela escreve para aqui, assim de um modo que parece altamente confuso e perturbador mas que, no fundo, está sempre bastante clarinho como a água. Eu fico baralhada é quando faz as citações de 'vária' literatura ("se calhar esta inventou...", penso eu, sei lá eu!)... Bom, isto para dizer que, é mesmo verdade isso sobre a tua mãe: achar que aquilo que faz não é nada de especial. E acho tb (sem ter nada que achar, já se sabe) que tu, Beatriz, podes andar muitas vezes noutro planeta, é possível, mas não creio que seja muito mais distante do que aquele em que anda a tua mãe.... :))))))

    ResponderEliminar
  3. percebo-te tão bem. eu também me habituei a pensar que não sei fazer nada de especial e sei que não estou enganada. que o mundo inteiro e um par de botas faz melhor do que eu, que eu não sou melhor do que ninguém em nada. Só a inês me faz sentir diferente, ou "especial", mas as vezes temos dias de quase ter vontade de arrancar cabelos. enfim, as crianças nunca se enganam. é melhor esperar que ela cresça.

    ResponderEliminar
  4. fishing for compliments?

    a tua filha tem razão na medida em que é pouco importante o que os outros acham (é mesmo). se tu te achares especial (e isso é como tudo, treina-se) vais ser especial - para ti - que é basicamente a única coisa que interessa na vida (o que achamos de nós mesmos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o caso, desta vez :)

      Quanto ao resto percebi que tenho de treinar isso de me sentir especial em alguma coisa. Quanto ao que os outros pensam é bem verdade que interessa menos do que o que nós pensamos de nós mesmas, mas interessa ainda assim. Não há como fugir a isso. Mas devo dizer a meu favor que me interessa tanto o que pensam de mal como de bem. Dou a mesma importância: é "só" a opinião dos outros.

      Eliminar
  5. Assim com muita gente a dizer ao mesmo tempo pode ser que te habitues à ideia :)
    Eu Gosto!!! Gosto de te ler!
    Também já reparei que fazes vestidos giros ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. em minha opinião fazes muito bem uma coisa: escrever. Acho que escreves muito bem, de uma maneira que fazes rir! Para mim isso já é um grande dom! gosto do teu blog filipa

    ResponderEliminar
  7. Se escreves de forma especial, estás a espelhar o que és! Ler o teu blog é um presente para mim de cada vez que o faço, o sorriso nos lábios que me arrancas com a tua escrita é de maior valor que qualquer elogio que te possa dar. E identifico-me tanto com as tuas renitências, divagações, e afins... Obrigada por te patilhares conosco.

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao resto não sei, mas o blogue é interessante,muito bem escrito e as tuas ideias são verdadeirmanete originais.

    ResponderEliminar
  9. Fazer bolos é sempre importante. Nunca deixes de os fazer, a mim o meu eterno chiffon de chocolate ja me safou de muita depressão e aliviou mais do que varias dezenas de duvidas existenciais.
    Sabes que gosto muito do que escreves, mas esta minha humilde opinião parece não contar. Ora bolas !

    ResponderEliminar
  10. Sim, tu não fazes nada de especial, nunca. És banal, entediante, oca e pateta. Nem sei como é que nós, aqui na margem norte do Douro, sentimos tanto a tua falta, nem sei.

    ResponderEliminar