Shame on me

10.3.11
Eu gostava muito de me sentir "abençoada", "feliz", "completa", "realizada" e outras coisas relativamente fáceis de adjectivar que tantas mães dizem. Mas não sinto e por isso temo um dia ser castigada. Acordo muitas vezes a meio da noite sem ar, a afogar-me em ausência de oxigénio, porque acabei de sonhar que um dos meus filhos teve um acidente, ou sofre de uma doença terrível. Nesse momento eu prometo ao universo ser feliz, mas poucas horas depois amanhece e eu, em pleno usufruto do oxigénio a que tenho direito, levanto-me pesada, dorida e sonolenta e só me apetece gritar: DEIXA-ME EM PAZ. Ele só tem 17 meses e um sorriso capaz de derreter o Ártico com muito mais eficácia do que os CFCs; uns olhos que me queimam a pele quando se fixam em mim; umas perninhas arqueadas que correm velozes e uma pilinha linda, que neste contexto pode não parecer importante mas é, porque se trata de um bebé e num bebé tudo é lindo, muito mais quando se trata do nosso (o que não significa que um adulto não possa ter uma pilinha linda, mas isso agora não interessa nada)!! Ele tem isso tudo, dizia, e ainda por cima é meu, ou saiu de dentro de mim depois de trinta e tal horas em trabalho de parto, e a coisa que mais me apetece fazer é gritar-lhe: DEIXA-ME EM PAZ.

5 comentários:

  1. Olha, tive uma ideia, e se lhe arranjasses um irmão para o entreter ? Funciona, acredita, funciona. Tens que desesperar durante um ano, certo, mas depois pluf ! PAZ !
    5 minutinhos inteiros de paz por dia, não é magnifico ??!!!
    ...
    ...
    Estamos tão feitas, tão feitinhas ...

    ResponderEliminar
  2. eu ja tenho gritado coisas desse genero algumas vezes. I guess the shame is on me, que passo das intencoes aos actos. Mas nao deixo de ter momentos logo a seguir em que me sinto feliz so por estar com eles. Esquizofrenia?
    sou eu, a xana :)

    ResponderEliminar
  3. ahahah tal e qual tal e qual, e o mais divertido é quanto mais «"abençoada", "feliz", "completa", "realizada"» se apregoam as mães mais devem gritar "deixa-me em paz" lá na casa delas!

    ResponderEliminar
  4. o sentimento "deixem-me em paz" existe em qualquer mae que tem que fazer jantar, mudar fraldas, dar de comer, ir levar e buscar 'a escola/medico/dentista, ir ao supermercado,… e ao reconhecer que 'e tao legitimo um" deixem-me em paz" assim como um "vou dar-te um beijinho" estamos a ser as melhores maes que pudemos ser!!!

    ResponderEliminar