Até já, Dili

29.8.14

Despedi-me de Dili com algumas lágrimas nos olhos. É ridículo, eu sei, mas é verdade. A caminho do aeroporto olhei para o Cristo o Rei, em cima da boca do crocodilo, e lembrei-me que não cheguei a subir até lá. Também nunca subi em Lisboa. E quando for ao Rio de Janeiro também não subo, pronto, ficou decidido naquele momento.
Quero voltar a Dili, não faço a mínima ideia porquê. Pode ser para ir a Ataúro, ou ao monte Ramelau, não interessa. Ou então, para conduzir em Maubara, outra vez. Quero voltar a Dili, porque sim.

Chegar a Bali, depois de estar um mês em Timor, deve ser muito semelhante à chegada de um  Amish a Nova York.
O clima dos dois países é igual e os paraísos naturais semelhantes, mas aqui há supermercados que vendem iogurtes (e tantas outras coisas que não existem em Timor) e lojas e mais lojas e mais lojas de tudo. Além disso, nota-se que estamos na Indonésia, pelos pequenos templos a cada esquina e pelo exotismo das decorações.
Mas Dili é muito melhor (apesar do lixo, dos regatos pestilentos, do caos, da espera dos contentores que trazem o leite, etc.), mas estou a ser injusta, ainda não conheço Bali. Mas Dili...

Bom, Dili nunca me recebeu com flores, é um facto - quem me dera que pudessem cheirar as flores das frangipani! Não há nada no mundo (que eu conheço) que cheire tão bem. E nesta escala não entra o cheiro dos bebés, porque é um cheiro à parte de todos os cheiros.
Mas também há frangipanis em Dili e buganvílias, tantas e tão bonitas. Não sei se já referi que Dili é muito melhor, apesar de não conhecer, ainda, quase nada de Bali.

5 comentários:

  1. So com a tua descrição também já gosto...

    ResponderEliminar
  2. Andas com uns dilemas terríveis :P

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que conheças Bali só da varanda, já não ficas mal!!!
    Estou como a Gralha, que dilemas do caneco... :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo com as meninas: q dilemas do caneco! Nós por cá entre a quase chuva e o frio...

    ResponderEliminar
  5. Tens que voltar a Dili, nem que seja só porque sim.
    Dizem que quem bebe água de Côco na Mana Fina tem de voltar a Timor. Eu só bebi à 2.ª vez e voltei a 3.ª
    Ah, lembrei-me agora que tb ainda não fui a Atauro e ao Ramelau. Lá terei de voltar.
    Fui a Jaco, o paraíso! :)
    Teresa

    ResponderEliminar