Glúten

12.5.14
Estávamos à mesa quando declarei que ia iniciar uma dieta sem glúten. Olharam para mim atónitos (o Jaime e Bea) e eu esclareci que me parecia que era intolerante a esta substância. Riram-se, os dois, a bandeiras despregadas. Custa-me um bocado não ser levada a sério, mas eu própria não me levo muito a sério. Ri-me também, claro e passado umas horas enchi o bandulho de pão.
A sério, tenho mesmo de começar uma coisa e levá-la até ao fim. Faço isso muito bem com garrafas de vinho, também há-de ser possível com outras coisas.
Se ao menos me tivessem ensinado a trabalhar "para o prazer, para o dia e para a memória", como diz FNV, não andava sempre nisto.

9 comentários:

  1. Tu e o Filipe são dos meus bloggers mais estimados. E acho, acho mesmo, que sabes fazer essa aprendizagem, com quem te rodeia, por exemplo. Nem tudo o que é memória vem lá de longe, minha linda. Não é por nada, mas o Jaime e a Bea sabem do que riem :)

    O cretino do Sócrates, por exemplo, que abriu o LEV, é de um peso excessivo para o estômago de todos nós, Rimbaud mais , ou menos, adquirido.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não se fizer pão de arroz, não vale a pena testar a hipósese da intolerância ao glúten.

    ResponderEliminar
  3. Se acha que tem problemas com o glúten, pela sua saúde, faça primeiro o rastreio de doença celíaca. Vá a um bom gastrenterologista que perceba da poda (Dra. Paula Peixe, Dr. Manuel Rosário) e só depois faça a dieta se for necessário... só com a motivação certa é que se consegue cumprir essa dieta.

    ResponderEliminar
  4. De mãe para mãe. Se quando ingere alimentos que contêm glúten que não é mais do que a principal proteína estruturante do trigo e que encontra equivalentes tóxicos noutros cereais tais como: centeio, cevada, aveia, malte, triticale, espelta e Kamut e suas variantes híbridas. Não inicie a dieta sem antes consultar um gastrenterologista. Pode ter doença celíaca e é importante diagnosticar corretamente a situação, bem como patologias que a ela se associam frequentemente. Um exemplo grave disto é o linfoma do duodeno, entre muitas outras. A dieta sem glúten pode mascarar os exames diagnósticos. A dieta sem glúten deve ser orientada por profissionais de saúde com experiência em doença celíaca ou alergia ao glúten. Estou e baixa médica incapacitada por esta doença desde há 2,5 anos após um parto. De mãe para mãe cuide-se para puder cuidar dos seus. Se deseja saber mais sobre estas doenças sugiro esta página: https://www.facebook.com/vivasemglutenportugal

    ResponderEliminar
  5. Mas a doenças celíaca apresenta sintomas bem mais graves do que uma intolerância ao glúten, não?
    Eu comecei a suspeitar por causa do inchaço na barriga com que fico depois de comer massa. Sempre que como massa tenho de desapertar as calças. E, entretanto, associei o cansaço e as dores nas articulações ao mesmo problema. Mesmo assim creio que a doença celíaca é bem mais grave do que isto.
    Seja como for, já marquei consulta.

    ResponderEliminar
  6. Nem sempre, há celíacos assintomáticos ou com poucos sintomas. Conheci um celíaco cujo único sintoma tinha sido a obstipação crónica de que sofria. Fadiga crónica, distensão abdominal e dores nas articulações podem certamente ser sintomas de doença celíaca. Esta doença está sub-diagnosticada, estima-se que haja cerca de 100.000 celíacos em Portugal, contudo só se conhecem cerca de 10.000.

    ResponderEliminar
  7. é verdade que há assintomáticos, mas o risco da doença celiaca existe quer seja esta muito ou pouco sintomática. quando existe intolerancia torna-se sempre o gluten uma proteina toxica para as celulas do intestino tendo como sério risco o cancro, nomeadamente linfoma intestinal. há anticorpos no sangue que podem ser pesquisados ou se suspeita for forte mesmo com esses anticorpos negativos, pode fazer endoscopia com biópsia. fazer a dieta sem indicação é completamente desaconselhado pq é uma dieta muitíssimo restritiva e que deve ser rigorosa ao ponto de ingerir 0% de gluten pois sabe-se que mesmo pequenissimas quantidades têm os mesmos efeitos graves. além disso a doença com o tem uma componente imune está muitas vezes associada a outras doenças como tiróide, diabetes, doenças articulares. se tem sintomas, fez bem em marcar a consulta! e não deixe de ingerir gluten sem indicação pq os exames só dão informação se o organismo esstiver exposto. se houver evicção umm celíaco pode apresentar exames normais e ficar mascarado!
    abraço

    ResponderEliminar