Enquanto não crio e mato os meus animais

27.10.13
Como raramente frequento hipermercados desconhecia esta marca, que encontrei por acaso no Continente Ice de Campo de Ourique. Fiquei mesmo contente por poder comprar carne com origem numa produção integrada, ou seja, uma produção que tem em conta o bem estar animal e pratica uma agricultura sustentável. Também vendem carne biológica, mas se eu tiver a garantia de que os animais são de produção em extensivo, não consomem OGMs e tomam antibióticos quando não há outra hipótese já fico satisfeita. Depois, é reduzir o consumo de carne o mais possível e ganhamos todos.
O problema foi eles terem visto esta foto e estarem a pedir-me para comer hambúrgueres às 8h00 da manhã.

P.S só para esclarecer ninguém me ofereceu este produto, ou pagou para eu escrever sobre isto.

10 comentários:

  1. Vou procurar. Eu ando um pouco desconfiada com o que eles picam, se é só carne, ou metem muita gordura, ossos, cartilagens...

    ResponderEliminar
  2. Boa dica! Ah, e se não te deram o produto pode ser que agora ofereçam! Sempre é uma forma de divulgar os produtos!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho grandes dúvidas sobre a produção integrada. É outra forma de dizer que usam na mesma pesticidas e fertilizantes químicos. Não se pode chamar agricultura sustentável à agricultura que não é biológica - e a designação "biológica" é, na verdade, uma maneira de dizer que, passados os anos da industrialização e da produção intensiva, há gente que está a fazer a agricultura que a humanidade fez sempre, desde que a descobriu. Para mim, produção integrada não significa nada além de marketing. A fruta de produção integrada, por exemplo, pode levar na mesma várias aplicações de produtos químicos ao longo do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na agricultura industrializada usam-se pesticidas e fertilizantes de maneira indiscriminada e como preventivos; na proteçao integrada só são usados caso sejam realmente necessários e apostam-se nos preventivos (caso da confusão sexual nos insectos, ou predadores como a joaninha, que não é por acaso que aparece como símbolo da proteção integrada); na agricultura biológica usam-se também sistemas preventivos da proteção integrada, mas caso tenham que se usar fertilizantes ou insecticidas só se usam biológicos... há que chamar os bois pelos nomes, não é marketing (Cof, cof, falou a engenheira dona de casa armada ao carapau de corrida) ;)

      Eliminar
    2. cof, cof ...onde se lê proteção integrada deve ler-se produção integrada... isto de estar em casa com a canalha sem exercer também dá azo a "pequenos" erros...

      Eliminar
    3. Isabel, aceito humildemente as tuas explicações. Mas continuo a achar que, até prova em contrário, os produtores em modo integrado vão usar os pesticidas se os tiverem na garagem. Há muitas formas de justificar que são "realmente necessários". Não entendo porque é que "vende" a produção integrada como sendo redentora e sustentável quando há ainda um modo melhor, mais ecológico e verdadeiramente sustentável que é o biológico.

      Eliminar
    4. ...a questão é mesmo essa, não se "vende" PI como nada, cada forma de produção é como é, as pessoas têm é que saber ler e interpretar os rotulos e tomar as suas decisões... ; )

      Eliminar
    5. Usar pesticidas e fertilizantes químicos não é só por si um problema. Depende dos pesticidas e dos fertilizantes. É claro que o melhor era consumirmos produtos de agricultura biológica, mas nem sempre é possível e a agricultura sustentável parece-me uma alternativa viável.

      Eliminar
  4. Ando a pensar se começo a comprar só biológico. Na minha cidade há um mercado biológico com serviço de entregas - encomendo tudo online, e eles trazem a casa. Só tenho de decidir o que vou cozinhar nessa semana, ver o que me falta, e já está. Custa entre 30% e 50% mais, mas se fizer as contas ao que poupo por não entrar em nenhum supermercado, às tantas nem fica mais caro.
    Além disso, quando os alimentos custam tanto dinheiro, olho para eles como se fossem ouro. Nem pensar em deixar estragar.

    ...Mas depois a preguiça vence, e eu vou ao Lidl comprar uns bifes de galinha muito baratos para fazer o jantar a correr...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez confirmo oq ue já suspeitava: moras no meu bairro!

    ResponderEliminar