Comunidades criativas

31.5.13
O imaginário colectivo é um conceito que desde sempre me intrigou. Esta coisa de um grupo de pessoas fazer a mesma coisa, num mesmo espaço de tempo e, muitas vezes, em diferentes partes do mundo é, temos de admitir, genial.
Parece, por exemplo, que na mesma altura em que Marconi andava a inventar a telegrafia sem fios (TSF), em Itália, faziam-se transmissões idênticas um pouco por todo o mundo: Alexander Popov, na Rússia; o Padre Landell de Moura, no Brasil e Nikola Tesla, um emigrante croata, nos EUA. Isto por volta de 1895, quando não havia facebook, portanto.
Ora, a mim parece-me que neste momento estamos a assistir a uma nova tendência, da qual por acaso (ou não) eu faço parte, que, não sendo tão revolucionária como a TSF, muito provavelmente vai marcar pontos no mercado de trabalho. Refiro-me às comunidades criativas que surgiram entretanto e que têm em comum juntarem modos de vida de outros tempos com ideias novas. Há muita gente a fazer isto, há muito tempo, o que é novo é o colectivo, acho eu. Como se tivéssemos percebido, finalmente, que juntos vamos mais longe. É o caso deste projecto, deste e do nosso. Por falar nisso, a loja está aberta.

3 comentários:

  1. Parabéns! Tenho andado ocupada com outras andanças mas hoje ainda mando a foto do pin magnético que já está na minha cozinha!! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. então devias espreitar este também:

    http://www.projectotasa.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este projecto é bastante interessante, mas ao contrário dos que refiro, teve apoios de várias entidades.

      Eliminar