Nunca o Homeschooling me pareceu tão urgente

25.2.13
- Oh mamã, o Salazar, afinal, não foi assim tão mau.
- Ah!?!?!?!? (acho que devo ter feito uma expressão assustadora)
- Calma, eu não estou a dizer que ele foi bom, só disse que se calhar não foi assim tão mau, sobretudo se tivermos em conta que o país tinha saído de uma crise financeira e que, ainda assim, durante o Estado Novo foram construídos hospitais, pontes, barragens e vários edifícios públicos, como bibliotecas.
- Pois foi. É claro que metade da população vivia na miséria e cerca de 70 por cento era analfabeta, mas, sim, com o Salazar não tínhamos dívidas.
- Pois, acho que os cofres estavam cheios de barras de ouro.
- Pois, é uma pena esses detalhes da ditadura e da miséria estragarem a História enquanto ainda estão na memória de tantas pessoas.

5 comentários:

  1. Pois, são só pontos de vista. É um pouco como aquelas pessoas que têm milhões no banco mas não fazem uma refeição cuidada para poupar ou vão para a cama às 18h no Inverno para não gastar electricidade.
    Tal como o Salazar foi "bom", também estes serão "ricos". Depende sempre do ponto de vista.

    ResponderEliminar
  2. Quando se fala nos pais acompanharem a escola dos filhos e que a educação é em casa, não é uma recomendação, pelos vistos é mesmo uma necessidade!

    ResponderEliminar
  3. Homeschooling já! :)
    (Ou então oferecer-lhe umas leituras complementares durante as férias da Páscoa: ter os cofres cheios de barras de ouro à custa da exploração de africanos de Moçambique enviados para as minas do Rand, de volframio vendido aos nazis e coisas similares não me parece exactamente bom... e os hospitais, pontes, barragens, etc datam sobretudo do período pós-segunda-guerra mundial, ou seja, dinheiro do Plano Marshall)

    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  4. Ou então: excelente oportunidade para explicar por que é que a dívida (que dívida? a quem? porquê?) não é o cerne da questão.

    ResponderEliminar
  5. Eu cá ia falar com o professor... Só para perceber se está a passar a mensagem errada... E muita conversa, explicar tudo muito bem... Os avós normalmente são bons nisso, contam as historias na 1a pessoa!

    ResponderEliminar