De castigo

4.6.12
Fui chamada à atenção por causa das capacidades da mais velha não estarem a ser usadas da melhor forma na escola. Tenho remoído no assunto dias a fio. É óbvio que ela tem de trabalhar, como já tinha dito aqui, está numa escola pública, numa turma com 13 alunos, com aulas individuais de instrumento, tudo pago por nós, os contribuintes. Portanto, se não se aplica, se não demonstrar interesse, dá lugar a outro. Justíssimo.
Mas por outro lado o "não se admite que uma aluna de cinco tire quatros" faz-me comichão. O educar para o sucesso é um bocado contra a minha natureza. É que, shiu, não digam a ninguém, eu só quero que ela seja feliz.
Mas, pronto, faço uso da minha autoridade e tudo fica bem: ela sente-se importante com a atenção redobrada (mesmo que seja para a obrigar a fazer coisas) e eu sinto-me de castigo por ter de usar meios anti-naturais na minha pessoa.

9 comentários:

  1. é porque o desinteresse é só o princípio (assim que se desinteressam da escola não voltam para trás, nunca mais).

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  2. Até tenho medo de perguntar, mas o que vem a seguir? há forma de me preparar?

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  3. Desculpem, mas que eu saiba o único lugar de onde não há volta para trás é o além...
    A vida de uma adolescente não é fácil, basta recordarmo-nos de nós... E, na minha humilde opinião, não há nada que não seja recuperável. O que te espera, suspeito, são uns bons anos de animação e florescimento, e, com altos e baixos ou sem eles, qualquer dia acordas e a tua filha provocar-te-á um orgulho digno de enrubescimento. Estou a falar a sério, Calita. Mas claro, convém manter os olhos bem abertos, porque um adolescente pode ser um verdadeiro mestre na arte do disfarce.

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  4. Ai, se fosse eu a mandar... que treta, mais os outros e as instituições para nos virem dizer como educar os nossos filhos. Formatação, avaliação, tanta coisa que acaba em ão.
    E, ainda sobre o post do link, a conversa que nunca se viu turma assim, tu ouviste-a quando eras aluna, não ouviste ? A minha mãe confessou-me que até ela a ouviu quando andava no liceu...

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  5. O que é o sucesso? Ser feliz não é um sucesso?
    Infelizmente, a ideia que temos de sucesso é sempre o estereótipo neo-liberal, do executivo acelerado, rico e cheio de imóveis e carros. Isso é que me lixa, porque se pode ter sucesso e ser muitas outras coisas na vida, e viver numa roulote ou numa tenda ou andar a viajar pelo mundo ou ser voluntário em África ou construir pontes, fazer pão e biscoitos, despoluir os rios, costurar.

    Deixando isso de lado, porque essa gente executiva acelerada tende a ser cocaínómana e isso para mim é que é anti-natural, e considerando que o sucesso é que cada um realize os seus sonhos, parece-me muito bem que se exija às crianças que sejam o melhor que podem ser, em circunstâncias normais.
    Se estiverem doentes ou tristes ou inadaptadas, não estão em circunstâncias normais.
    Ainda há tempos, falavas de um professor dela ter referido a falta de cultura do esforço dos miúdos de agora. Para mim, o problema é esse.
    Se um miúdo consegue ter a nota máxima e não a tem, eu acho que realmente não se admite porque é sinal que não se está a esforçar para a ter. Agora, o desafio não é só insistir para que trabalhem e sejam recompensados com o fruto desse trabalho - embora seja importante martelar isso porque eles não ligam, mas fica na cabeça para todo o sempre -, o verdadeiro desafio é que eles achem interessante trabalhar e entendam o objectivo.
    Mesmo que haja momentos penosos nesse caminho - sendo que para um adolescente quase tudo seja penoso.
    E que entendam que o esforço às vezes dói mas quando um trabalho esforçado se completa, a sensação de preenchimento, gratificação, dever cumprido e prazer é enorme e vale a pena.
    Eles só vão perceber isto mais tarde, mas se não martelarmos a ideia, ela não lhes fica na cabeça.
    Disciplina e esforço não são coisas exclusivas dessa corrente de educar para o sucesso que referes. Em todas as formas de estar neste mundo, a disciplina e o esforço devem ser incentivados nos miúdos porque lhes dão ferramentas de vida e de carácter absolutamente essenciais. Seja para trabalharem na Bolsa ou para serem lavradores.

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  6. Ter 4s, para mim (em relaçao ao meu caso e na minha opinião, sobre outros), é ser um aluno bom e aplicado... Acho notável e bom sinal que tenha a capacidade de fazer e concretizar os seus projectos escolares de forma "fácil" e "desinteressada".
    Se precisará de uma espécie de susto para, "tipo", perceber que a vida é bem mais complicada do que parece? Talvez. E há de se assustar tantas vezes por essa vida fora...
    Precisará de mais/menos (riscar o q nao interessa) humildade/brio/ambiçao/whatever? Talvez... Duvido é que isso se meça pelas notas...

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  7. Fico doente, DOENTE!, com essa conversa da aluna de cincos que não pode tirar quatros. Por amor de Deus! Qua coisa, que agora toda a gente tem de estar sempre acima dos níveis máximos de excelência, que pressão. E para quê?

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  8. 1º: eu não perdi desinteresse nehum, apenas me desleixei;
    2º: não me lembro de tu (mãe) me teres falado sobre este post.

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    1. Que raio de português é esse, no primeiro ponto? Ninguém diria que tiraste 5 a essa disciplina minha menina!

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