Ah, a filosofia!*

22.9.11
Jorge Campos citou Nietzche no facebook, sei lá quando, já que o continuum espaço-tempo das redes sociais são outras dimensões.  E o que o Jorge Campos dizia era que o Nitezche dizia "there is more wisdom ir your body than in your deepest philosophies".
Eu fiquei a pensar nisso, claro, porque além de não ter mais o que fazer, esse é outro daqueles assuntos que de vez em quando aflora o meu pensamento. Sim, o nosso corpo é sábio, é  muito sábio mas podia fazer um bocadinho mais pendant com o que está dentro da cabeça, não? É que eu estou um bocado farta de ficar chocada quando vejo mais um cabelo branco, ou quando as minhas mãos manifestam o prenúncio da artrose, ou quando ouço a minha mãe dizer (e eu juro que ela não perde uma oportunidade): "acho que estás muito bem para uma mulher de quase 40 anos".
E eu não fico chocado por estar a envelhecer, reparem, que até informação em contrário parece que é uma coisa inevitável e muito natural. Eu fico chocada é por essa realidade não corresponder à realidade do meu cérebro. É que eu ainda não fiz o interrail, nem sei o que quero ser quando for grande. Ainda tenho medo de morrer, apesar de ter mais medo que os meus filhos morram, e não gosto nada do escuro. Ainda fico à espera que aconteçam coisas boas e - levantem os bracinhos ao céu - ainda acredito que a esquerda, um dia, chega ao poder. Mas, o pior de tudo, é que eu ainda danço sozinha no meio da sala com os olhos fechados a imaginar que tenho assistência (sim, sim, como quando somos adolescentes).

*pois é, é copiado do coiso "Ah, a literatura!"

4 comentários:

  1. Isto pode parecer auto-promoção, mas escrevi uma coisa parecida (a mesma sensação, vá...) em 2008, vê aqui: http://www.joanajordao.com/2008/01/idade.html

    Afinal somos todas iguais!

    ResponderEliminar
  2. :), mas Joana no cabeçalho do teu blog diz que tens 33! No teu caso é um facto: és muito nova ;)

    ResponderEliminar
  3. Entretanto tenho 36. E meio :-)! Os 3 era porque na altura tinha 33 e o 3 era também de 3 filhos. O título ficou desatualizado em menos de 1 ano :-)

    ResponderEliminar
  4. A mãe que capotou23 setembro, 2011 20:31

    Ah! Ah! Ah! Pode ser lido como se me estivesse a rir ou como se exclamasse Ah ! Por cada exemplo dado que partilho (felizmento tenho 2 interrails em albuns de fotografia analogica), de resto tenho pensado em criar uma espécie de mobe dance ou flash dance ou la o que é, cada uma de nos que dança e pensa em audiência (nem sei bem para quê) aparece com os seus auriculares, cada uma com a musica que escolhe e juntamo-nos todas numa floresta ou coisa que o valha, acredito que no final saiamos com o sentimento que conquistamos algo. Acredito que me consegui convencer a sério que gosto de cabelos brancos e no mesmo momento deixaram de aparecer. Não sei se é sabio, mas que anda a gozar comigo, anda.
    (Ah, apenas pessoas que se aproximam dos 40 podem participar)

    ResponderEliminar