Cenas da vida familiar

17.6.11
Cena 1

Personagens: Mãe com três filhos: bebé de um mês e meio, bebé de 20 meses e meio, menina de 10 anos.
Cenário: Quarto de banho.

O bebé de 20 meses e meio está dentro da banheira a atirar baldes de água para fora. A mãe está sentada em cima da tampa da sanita a abanar o outro bebé no colo, que esperneia e faz barulho com o nariz congestionado, como se estivesse a ressonar. A filha está à porta do quarto de banho a contar uma interminável história sobre a escola.

Bebé de 20 meses e meio: pato? ábua? taaaaaaaaaaanto!mamã, taaaaanto (e sai um balde de água para o chão)!
Mãe: Isaac pára de atirar água, não volto a avisar.
Filha: ...e depois ela disse que tinha sido ela a inventar o jogo no dia em que fomos ao passeio a Alcácer do Sal, mas se é verdade que o jogo foi inventado no passeio, ela enganou-se na pessoa que o inventou, porque essa pessoa fui eu, sabes? (e faz gestos com as mãos e uma cantilena a acompanhar).

O bebé começa a chorar. A mãe  pede à filha que lhe passe a chupeta. A filha afasta-se sem deixar de falar, o bebé da banheira continua a atirar água para fora. A mãe põe a chupeta no bebé do colo, o bebé cospe-a. A mãe olha à volta e desiste de acalmar o bebé, de mandar o outro parar de atirar água e olha para a filha que continua a falar ininterruptamente.
Ouve-se a voz da mãe a pensar: Quando é que eu me tornei nesta pessoa com voz anasalada e com cara de quem precisa de usar a sanita para cagar?

Cena 2

Cenário: Sofá da sala

A mãe está sentada no sofá, sozinha, a olhar para a televisão desligada. Fica assim 10 minutos. Não se ouve o que está a pensar. Não se ouve nada.

6 comentários:

  1. :) Nem sei que te diga...


    Carla

    ResponderEliminar
  2. se não fosse para chorar eu ria à gargalhada!!!

    ResponderEliminar
  3. Estou toda arrepiada. Claramente, iria fumar dois cigarros seguidos depois disso.

    Dora

    ResponderEliminar
  4. Vai passar, prometemos.

    (e hoje até já linkaste um artigo soberbo que foste capaz de ler, certo? vai passar)

    ResponderEliminar
  5. Sim, eu sei, pal. Não se preocupem que não é assim todos os dias e de uns para os outros vai-se aguentando.

    ResponderEliminar
  6. A mãe que capotou20 junho, 2011 13:14

    Oh não, oh não ! Esta parte da minha vida estou a tentar recalcar com ajuda de toda a musica aos altos berros e outras coisas que não vem agora ao caso - acredito na veracidade deste relato, mesmo se nunca tive a parte da filha de 10 anos, que, assumamos, é a parte da canja.
    Eu sei que tu sabes que vai ser cada vez mais facil e que a adolescência dos filhos rebeldes em criança e em bébé é sempre mais facil. Li isto numa revista cientifica do tio patinhas (eu sei que gostas de referências literarias).

    ResponderEliminar