Há sensações universais 1

15.10.10
"Fico sempre satisfeita quando se chega ao fim de uma visita e vejo que a simpatia se não alterou (...) - e no entanto fico sem saber como explicar esta sensação de esforço e de mal-estar que as pessoas de quem mais gosto conseguem produzir em mim." Virginia Woolf.

3 comentários:

  1. à custa de andares entretida com a Virginia começo a ter vontade de reler umas coisas da senhora. Outro efeito colateral é que ela é depressiva o suficiente para te dar umas quantas ideias. Nem todas boas.

    ResponderEliminar
  2. Devo começar por uma confissão. A Virgínia Woolf é a minha escritora de eleição. De entre os romances, contos e ensaios, não há livro dela (ou sobre ela) a que não tenha tentado deitar a mão. Com uma estranha excepção: os Diários. Impossíveis de encontrar à venda, faltou-me até agora a energia para os procurar nos alfarrabistas e desisti do único exemplar da biblioteca cá do sítio quando, ao manuseá-lo este ameaçou a desintegração. Na verdade, parece-me que simplesmente espero a sua leitura num movimento de aproximação progressiva a um dos seres humanos mais extraordinários que me foram dados a conhecer. E é muito bom saber que alguém já se pôs ao caminho.

    ResponderEliminar
  3. Patrícia, cá em casa temos os dois volumes publicados em Portugal e também estão a desintegrar-se. A vantagem é que posso transportar as páginas comigo em vez de todo o diário.

    ResponderEliminar