Enquanto não me encaixo

10.9.15
Ao contrário do que eu esperaria não sou melhor mãe por ter alguém a ajudar (leia-se a fazer praticamente tudo) em casa.  E apetecia-me muito desculpar-me com o calor, com as coceiras e inchaços que os mosquitos me provocam e com o não fazer ideia do que o futuro me reserva, mas olhando para mim, como se estivesse de fora, vejo uma enjoadinha de merda. É certo que dois meses em casa com eles, e em tantos contextos diferentes, não é, como se costuma dizer, pêra doce. Mesmo assim, enjoadinha de merda.
Depois, a vida em Timor não se tem revelado o “sonho” que imaginei. Primeiro, porque estou completamente entediada e a odiar-me por estar completamente entediada num país novo. A seguir, porque nos roubaram a chihiro, uma cadela timorense bebé que desapareceu no mesmo dia em que chegou aqui a casa.
Eu sempre a dizer que ter um cão é como ter um filho e fui logo ceder a deixá-la sozinha por alguns instantes no  jardim. Quem é que sai de casa e deixa um bebé sozinho? Sim, sim é um cão, já sei, e não me interessa. Passei a noite toda a chorar e a maldizer os timorenses  que se riram quando lhes fui perguntar com gestos e várias línguas misturadas se tinham visto um  cão pequeno (devia ter dito “asu ki’ik”); a maldizer Timor e as baratas do tamanho de ratos que subiam pelas valetas que eu iluminava à procura da chihiro.
É uma questão de tempo. Acabarei por encontrar o meu lugar neste sítio com tantas coisas boas e outras menos boas, até lá espero encontrar a cadela à venda numa esquina e reconhecê-la.

8 comentários:

  1. Vamos por passos: primeiro a cadela, depois tu 😋

    ResponderEliminar
  2. O karma das Chihiros!?
    Adorei o filme e chorei baba e ranho.
    Espero que ao dobrar da esquina reencontres a Chihiro!
    Boa sorte e um beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há bastante tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.

    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)

    Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.


    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Por acaso muitas das vezes é mesmo essa a imagem de passa: uma enjoadinha de merda com falta do que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a cara pessoa anónima deve adorar enjoadinhas de merda com falta do que fazer. Um dia destes tomamos um café, tenho a certeza que nos vamos entender lindamente.

      Eliminar
    2. Sabe que eu acho mesmo que nos íamos entender! Parece-me que temos imensas coisas em comum. E quero acreditar que apesar de tentar passar essa imagem não é efectivamente nada disso. Demasiado introspectiva e tremendamente exigente consigo própria. E um bocadinho perdida, também. Infelizmente estamos longe, mas quando vier a PT podíamos mesmo marcar o tal café.

      Assinado: enjoadinha de merda anónima

      Eliminar
  5. Todas as mudanças têm seu tempo de adaptação. Com calma tudo se alinhará :)

    ResponderEliminar