Enquanto não me encaixo

10.9.15
Ao contrário do que eu esperaria não sou melhor mãe por ter alguém a ajudar (leia-se a fazer praticamente tudo) em casa.  E apetecia-me muito desculpar-me com o calor, com as coceiras e inchaços que os mosquitos me provocam e com o não fazer ideia do que o futuro me reserva, mas olhando para mim, como se estivesse de fora, vejo uma enjoadinha de merda. É certo que dois meses em casa com eles, e em tantos contextos diferentes, não é, como se costuma dizer, pêra doce. Mesmo assim, enjoadinha de merda.
Depois, a vida em Timor não se tem revelado o “sonho” que imaginei. Primeiro, porque estou completamente entediada e a odiar-me por estar completamente entediada num país novo. A seguir, porque nos roubaram a chihiro, uma cadela timorense bebé que desapareceu no mesmo dia em que chegou aqui a casa.
Eu sempre a dizer que ter um cão é como ter um filho e fui logo ceder a deixá-la sozinha por alguns instantes no  jardim. Quem é que sai de casa e deixa um bebé sozinho? Sim, sim é um cão, já sei, e não me interessa. Passei a noite toda a chorar e a maldizer os timorenses  que se riram quando lhes fui perguntar com gestos e várias línguas misturadas se tinham visto um  cão pequeno (devia ter dito “asu ki’ik”); a maldizer Timor e as baratas do tamanho de ratos que subiam pelas valetas que eu iluminava à procura da chihiro.
É uma questão de tempo. Acabarei por encontrar o meu lugar neste sítio com tantas coisas boas e outras menos boas, até lá espero encontrar a cadela à venda numa esquina e reconhecê-la.

7 comentários:

  1. Vamos por passos: primeiro a cadela, depois tu 😋

    ResponderEliminar
  2. O karma das Chihiros!?
    Adorei o filme e chorei baba e ranho.
    Espero que ao dobrar da esquina reencontres a Chihiro!
    Boa sorte e um beijo

    ResponderEliminar
  3. Por acaso muitas das vezes é mesmo essa a imagem de passa: uma enjoadinha de merda com falta do que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a cara pessoa anónima deve adorar enjoadinhas de merda com falta do que fazer. Um dia destes tomamos um café, tenho a certeza que nos vamos entender lindamente.

      Eliminar
    2. Sabe que eu acho mesmo que nos íamos entender! Parece-me que temos imensas coisas em comum. E quero acreditar que apesar de tentar passar essa imagem não é efectivamente nada disso. Demasiado introspectiva e tremendamente exigente consigo própria. E um bocadinho perdida, também. Infelizmente estamos longe, mas quando vier a PT podíamos mesmo marcar o tal café.

      Assinado: enjoadinha de merda anónima

      Eliminar
  4. Todas as mudanças têm seu tempo de adaptação. Com calma tudo se alinhará :)

    ResponderEliminar