Foco (para agradar a um dos poucos leitores masculinos deste blog)*

28.5.14
Não há, penso eu, quem não se detenha, em determinados momentos, a pensar na vida, nas escolhas que fez, nos caminhos que nos conduziram aqui e ali. Eu devo fazê-lo umas duas, ou três vezes por dia, um exagero, mas essa tendência piora dramaticamente quando procuro escola para os pequenos.
Vamos mudar de bairro e a escola deles fica fora de mão. O ensino público é a nossa primeira escolha, mas como já estão inscritos na zona de residência actual não podemos alterar. Temos de esperar pelos resultados e tentar uma transferência (o 3.º milagre?), só que tratando-se do pré-escolar há pouca esperança.
Portanto, lá fui ver alternativas. E a sensação é sempre a mesma, por muito boas que sejam as instalações, as pessoas que lá trabalham e a comida que sai da cozinha imagino os meus filhos a crescer mais felizes noutro registo. Imagino-os a plantar couves num quintal, a correr nus, a fazer montes de areia iguais aos formigueiros. A pintar e juntar letras também, claro, e a fazer passeios. 
Enfim, se calhar devia era estar preocupada com a nova secretária do Jaime, uma vez que os rapazes até vão para a escola felizes e eu de nova já tenho pouco. 

(Já agora, se alguém tiver informações de infantários na zona dos Anjos é favor dizer)

*Para quem não percebeu mudei o título, o anterior era "Enfoque"

12 comentários:

  1. A zona do tecnico/ alameda dom afonso henriques fica fora de mao?

    ResponderEliminar
  2. O infantario do tecnico é muito bom e nao é caro.

    ResponderEliminar
  3. Sim, Penha de França serve.

    ResponderEliminar
  4. É assim, já comecei a escrever e parei 3 vezes. Penso: não faz muito sentido, uma vez que a escola dos meus filhos é o oposto daquilo que procura. O ensino é bastante tradicional, o espaço é bastante reduzido e explicar o que sinto pela escola é didfícil. Mas deve ser conforto e gratidão. Minha filha está lá desde os 2 anos, e este ano é finalista.Achei que aprendeu imenso e teve mesmo genuíno amor, a Patrícia, a professora é tão querida que faz com que todas as crianças a adorem. Meu filho entrou no ano passado, também com 2 anos, embora eu já estivesse trabalhando em casa, achei que ele deveria ter a mesma experiência da irmã. Está lá muito feliz.
    Agora a Pipa vai para uma escola maior, onde o Gui poderia acompanhá-la, mas eu vou deixá-lo ainda na Candeia, por saber que lá ele vai ser tratado com muito carinho.
    A escola é bem pequena, é uma classe com todos juntos, trabalham juntos, cada um com um objetivo dependendo da idade. As instalações são simples. Tudo bem básico. Mas existe uma boa relação, uma unidade entre as crianças que eu adoro.
    Está na João XXI, chama-se ¨A Candeia¨ . Tenho quase certeza que não é aquilo que sonha: árvores, barro, plantas... mas não resisti partilhar minha experiência, poque de alguma forma foi boa demais. Saber que eles estão felizes é tudo.Sei lá porque escrevei... mas não vou apagar de novo.
    Boa sorte!
    https://www.facebook.com/externato.acandeia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu digo que os imagino a correr e a brincar com a terra, quero dizer que não os imagino na escola, que se calhar era melhor estarem em casa.
      Agora, a experiência que descreve é maravilhosa, claro, é tudo o que se pode querer de uma escola: companheirismo, ternura, amizade.

      Eliminar
    2. Isso mesmo, explicou melhor o que eu queria dizer!
      Companheirismo, ternura e amizade! Um bom resumo!

      Eliminar
  5. Não conheço nada nessa zona, lamento.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da mudança do título/assunto, dado que sempre achei que a maioria das pessoas não percebe um caralho de lavores, trabalhos, ou lá o que é :)

    E deixa-te da cena clássica da secretária, que o que está a dar é renovar a tradição :))

    ResponderEliminar
  7. Olá! Nunca comentei aqui, mas acho que agora posso ajudar. O ano passado mudei-me de Aveiro para Lx. Os meus filhos estão na APISAL, tem creche, pré e primária. É uma IPSS. Fica nos Anjos em plena Almirante Reis. Na altura tive indecisa entre imensos sítios e no final acho que acabei por fazer a melhor escolha. Os miúdos foram super bem acolhidos (creche e pré). , as professoras são boas e eles gostam muito da escola. Aconselho! Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Se houver uma perto, podia tentar uma escola Waldorf... Tem isso tudo!

    ResponderEliminar
  9. Olha, os meus filhos andam na Voz do Operário (Graça) e eu estou contente (http://www.vozoperario.pt/escolas-qa-voz-do-operarioq.html). É IPSS e a linha pedagógica é o Movimento Escola Moderna. Eles iam ter um dia Aberto esta semana, mas não me lembro em que dia. É o dia certo para visitar, ver e perguntar tudo o que quiseres.

    ResponderEliminar