Sapateiras e a tentativa de um tutorial

12.11.12
A minha mais recente obsessão são as sapateiras, as de guardar sapatos, não os caranguejos, que a consulta de Imunoalergologia, no Hospital de Dona Estefânia, é só no fim do mês e eu não estou para ficar outra vez cheia de coceira e inchada que nem um balão.
Bom, obsessão é talvez um exagero, mas ando com elas na cabeça há algum tempo, porque ocorreu-me que podia usar uma para fazer um jardim vertical. Fui procurar e aqui está um DIY da coisa.
Depois, às voltas com a melhor solução para guardar os sapatos dos pequenos, concluí que só podia ser uma dessas sapateiras de pendurar e aí decidi que podia ser eu a fazê-la. Nada de novo. Novo é o que vos apresento a seguir: um tutorial para fazerem as vossas próprias sapateiras (ou uma tentativa de tutorial, vá). Sigam-me lá, então, nestes oito passos.

1.Material necessário


tesoura
alfinetes (os melhores amigos das costureiras, acreditem!)
fita métrica
linhas
cordão, ou outro material do vosso agrado
tecido com 240 x 5 cm (ou fita de viés)
1 pau com 55cm (este era um que segurava uma orquídea que já faleceu)
2 camarões (o marisco persegue-me)
3 tecidos diferentes com 95 x 30 cm (optem por bons tecidos, o que não foi o meu caso)
1 tecido resistente com 50 x 95 cm (usei ganga)
máquina de costura (não está na foto, mas é absolutamente essencial)
ferro de engomar (muito útil)

2. Coser bainhas 

Então, depois de todo o material reunido, há que sentar em frente à máquina e fazer uma bainha num dos lados de 95 cm, de cada um dos três tecidos. Para quem só teve uma ou duas aulas de costura é melhor usar os alfinetes. Eu não tenho muita paciência e já fiz demasiadas bainhas para precisar de os usar, mas posso afiançar que os alfinetes são mesmo os melhores amigos das costureiras. Evitam tantos cabelos em pé, que nem imaginam! Para fazer a bainha, façam de conta que estão a dobrar um papel: uma dobra de um centímetro, isso, e agora mais outra dobra de um centímetro (mais coisa menos coisa)

3. Dobrar bainhas 

E aqui está o nosso amigo ferro. É muito útil para um bom acabamento das coisas, ainda assim eu tendo a usá-lo com comedimento devido a ser um objecto pelo qual sinto algum desprezo. Neste caso é importante. Peguem nos tecidos com a bainha pronta (podem aproveitar para dar uma passadela nas bainhas para ficarem mais bonitas) e do outro lado façam uma dobra de um, ou dois centímetros e vinquem com o ferro. O tecido que ficar em baixo não precisa desta dobra. Ou seja, este processo é só para dois tecidos.

4 . Preparar os bolsos para os sapatos

Agora é altura de fazer as pregas e começar a ver a sapateira a formar-se. Para isso, deixar cerca de 4 cm de lado, fazer uma dobra e colocar o alfinete (lá está, são mesmo os nossos melhores amigos). 14 cm à frente fazer outra dobra para o lado contrário. Repetir o processo mais duas vezes. É possível que no fim sobre, ou falte tecido. Nesse caso revejam as dobras e o tamanho dos bolsos, mas não é preciso stressar se mesmo assim não ficarem certinhos, certinhos, ok? É para isso que há tesouras.

5. Coser os bolsos

Cá está, quase pronta e a precisar de ser acertada. Depois desse processo é preciso coser os bolsos, primeiro em baixo e depois entre as pregas. Ou seja, fazem uma costura a toda a largura e quatro em altura. 


6. Debruar


Para algumas pessoas esta pode ser a parte mais complicada, a mim, pelo menos, nem sempre corre como eu gostaria. Primeiro é necessário dobrar a fita ao meio (usar o ferro para vincar o tecido pode ser uma boa opção) e depois começar a cosê-la a todo a volta, no lado direito do trabalho. A parte de cima da sapateira fica de fora. Há técnicas para fazer as curvas, mas sinceramente nunca as percebi muito bem. O que eu faço é coser até ao fim, depois levantar o calcador e dobrar a fita, primeiro para trás (não fotografei este passo) e depois para a frente (como está ali debaixo dos meus dedos com as unhas roídas) e continuar a coser. 
A seguir vira-se o trabalho e cose-se novamente por cima da fita. O truque para ficar direitinha é tentar coser próximo da costura anterior (a que uniu a fita à sapateira).

7. Bainha de cima



Por fim, faz-se a bainha de cima com a largura suficiente para caber o pau. Nas pontas é preciso cuidado para não partir as agulhas. O melhor é deixar o pedal e rodar manualmente para rematar.

8. Pendurar na parede

Depois de colocar os camarões só falta pendurar a sapateira, colocar os cordões nas pontas e enchê-la com o que se entender: sapatos, bonecos, fraldas. 

13 comentários:

  1. Caramba que até num tutorial de costura nos põe a rir! ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem gira e explicas tudinho! Se tivesse uma máquina de costura aventurava-me :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou comprar este mês uma maquina. De seguida vou pedir-te um tutorial destes, mas para fazer saias. Achei que era importante conheceres os meus planos para o futuro.

    ResponderEliminar
  4. aqui está um mundo totalmente desconhecido para mim, mas o tutorial parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Gaja, tu és um poço de talento!

    ResponderEliminar
  6. xiiiii também tinha essa na calha...mas falta o raio do tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pô-los na escola, ficas logo com tempo para costurar e fotografar passo a passo ;)

      Eliminar
    2. ve se mesmo que "largaste" os putos na escola, ehehe. eu ca gostei e muito|

      Eliminar
  7. Maravilhoso. Adorei, até porque são super versáteis. Agora só tenho um "piqueno" problema: é que o meu modo-fada-do-lar não se estende para lá de cozinhar...
    :'(

    ResponderEliminar
  8. E eu que adquiri uma máquina de costura há cerca de um ano e ainda tenho medo de me aventurar!... Além de o vicio pelas linhas e agulhas ser grande, tenho projectos que só são possíveis na máquina de costura e tu fizeste parecer ser tão fácil.
    Tenho de ganhar coragem ;)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns, ficou muito gira!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. parabens!!!!pelo tutorial..muito bem explicado... vou fazer que estou a precisar de uma sapateira.bjus -cris

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pelo tutorial! Foi o melhor de todos q eu achei e agora, minha sapateira/ organizador de livrinhos do meu filho esta quase pronta!!!

    ResponderEliminar