Evitar a depressão

3.5.12
Há uns tempos, o Jaime, movido pela veia humorística que carrega, trouxe este livro para casa. Rimo-nos, claro, tentámos decifrar a assinatura do primeiro dono (mas só se percebe o que diz a seguir: 5/2/87 Comprado no Continente Porto) e depois foi cada qual à sua vida (dar banho aos rapazes, fazer o jantar, ou qualquer coisa do género).
Acontece que eu acabei por ler o livro todo e, estranhamente, até achei que tinha interesse, tendo em conta que se trata de um livro de auto-ajuda, sobre depressão e datado - até eu, uma leiga absoluta na matéria, consigo perceber que as coisas mudaram no campo da psiquiatria/psicanálise dos anos oitenta até aos dias de hoje. Ou, talvez actualmente não se questionem certas coisas que se questionavam então.
Bom, o que é certo é que o livro se lê bastante bem e o facto da autora ser médica e jornalista poderá explicar muita coisa.
Mas esta conversa toda é só para justificar as minhas terríveis manhãs. Dizem os especialista: "Há pessoas que não têm dificuldade nenhuma em se levantar; outras levam tempo a ganhar coragem. (...) Para cada um seu despertar; todos temos ritos, que nós devemos respeitar e os que nos cercam aceitar, e, reciprocamente, todos devemos compreender os ritos dos nossos próximos [agora que estou a transcrever soa-me a religião]. É por isso que o cerimonial do pequeno-almoço é tão importante."

4 comentários:

  1. "todos devemos compreender os ritos dos nossos próximos" touché! Et toi aussi? :)

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais! Cá em casa também à despertares diferentes: eu salto da cama mal toca o despertador (parece a tropa, segundo o Marco) e vou ao meus afazeres matinais que culminam com o pequeno-almoço. O Marco acorda, volta a dormir e só sai da cama depois de eu já estar quase afónica de tanto chamar por ele... É tal e qual como na religião: um faz e os outros vão atrás!

    ResponderEliminar
  3. Eu compreendo e aceito tudo, caro jotaxis, desde que não tenha de falar mal acorde :)

    ResponderEliminar
  4. Ah, esses acordares... Deus me perdoe, mas são o que mais me custa... Directamente da alcova para a banca da cozinha e a papa Cérelac (bem, é marca branca). E quer colo em simultâneo!

    ResponderEliminar