Grávidas elefantes versus grávidas focas

23.3.11
Eu espero/quero/ambiciono/desejo profundamente que este seja o último post sobre gravidez. Não há paciência para estar grávida e muito menos para falar sobre isso. Mas há coisas que precisam de ser ditas sobre uma terceira gravidez (ou quarta se contarmos com a que não passou do primeiro trimestre), tais como:

1) Esperar horas num consultório médico é a melhor coisa que nos pode acontecer: não temos os outros filhos a guinchar à nossa volta e podemos ler, fazer tricot, passar pelas brasas...o paraíso, portanto (o Mrs. Dalloway, por exemplo, regressa à estante, ou melhor para dentro de um dos caixotes)!!

2) É absolutamente indiferente se já estivemos grávidas antes, os sintomas nunca são iguais. E as contracções, essas grandessíssimas "amigas", parecem-nos sempre o início do trabalho de parto, sejam as que têm o nome do estúpido do médico inglês, sejam outras para as quais ainda hão-de inventar outro nome.

3) Sim, se é um facto que a ansiedade não vive colada a uma terceira gravidez, como se da própria placenta se tratasse, também é verdade que deixamos de ter disponibilidade e energia para hidroginásticas, caminhadas e afins. Assim, em vez de elefantes afogueados parecemos focas deprimidas (lembrete para outra vida: se tiver três filhos é começar a pari-los aos vinte anos).

4) E, por fim, ter consultas com um obstetra apenas a partir das 36 semanas, ou programar uma mudança de casa para as 37 semanas, nunca seria possível enquanto elefante afogueado.

7 comentários:

  1. Oh, mas eu adoro conversas de grávida. E de mães sobre filhos. E de donos de gatos no veterinário.

    Dora

    ResponderEliminar
  2. Adorei a descrição de foca deprimida. eu esou grávida de 37 semanas, primeira gravidez, e sinto-me uma foca, talvez não deprimida, mas uma foca, porque já não posso chamar a estas extremidades de pés, parecem mais dois cepos!!
    Enfim, tudo por uma boa causa. :)

    ResponderEliminar
  3. Ja não é a primeira vez que venho aqui e lembro-me mais das emissões do National Geographic, do que dos livros sobre a maternidade que li (da primeira vez, claro). Mas tens toda a razão... visto bem as coisas, quando tiver que explicar estas andanças a alguém vou propor um passeio no Zoo de Sete Rios, uma imagem vale mais do que muitas palavras.
    Boa sorte com a mudança, espero que elefantes estejam envolvidos no processo. Quanto ao acto propriamente dito, acho que não é uma boa altura para se dizer mal da industria farmaceutica, mas isto é apenas um conselho, de alguém que nunca passou 3 vezes pela fase focal.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a gravidez dá posts muito bons. Eu sou fã. Mas o que me choca, volto a dizer, é a mudança de casa às 37 semanas, como é que tu consegues mulher, és a minha heroína.

    ResponderEliminar
  5. Não, charlote, neste momento eu sou mesmo uma foca deprimida e muito pouco heróica(mas já fui elefante afogueado, Capotada, da primeira vez que estive grávida). Não faço ideia como tudo isto se vai processar. Mas a decisão está tomada, está tudo encaminhado, desistir agora seria como tentar parar um tornado.

    ResponderEliminar
  6. Amei o post!Eu estou grávida de 20 semanas (1ª vez) e como só aumentei cerca de 3 kg por enquanto, ainda me sinto uma abelhinha a pousar nas flores, mas uma tartaruga a virar-me na cama.
    Cortar as unhas dos pés e atar os ténis...é já uma tortura e a ansiedade então...coladíssima a mim, com super cola 3!Só gostava de encontrar essa ignóbil, a ansiedade,esmurrá-la até mais não e gritar-lhe: DESAPARECE!!!!!!

    ResponderEliminar