O meu trialto

30.12.14



Assumo, pensei que vinha aqui dizer que saio destas férias com mais um livro e menos um quilo. Isto por causa de andar a aproveitar o campo para me exercitar mas, na verdade, levo comigo todos os quilos que trouxe, o que em boa verdade até nem é mau, tendo em conta os rojões, o bolo-rei, o sarrabulho, as francesinhas e etc. (e, juro, acho que nunca gostei tanto de um Et cetera).
Portanto, não venho aqui falar do quilo a menos que (ainda) não aconteceu, nem do livro a mais que fez destas férias um sítio melhor, mas sim do meu exercício, mais ou menos, matinal.
Todos os dias escalo 348 degraus. É o caminho mais curto, e mais duro, até ao monte de São Félix (que o diga o desgraçado, com que me cruzei, que o sobe e desce a correr) mas é também a representação da via sacra dos crentes católicos, apostólicos romanos. Por isso, todos os dias preciso de uma pequena paragem na estação IX e X - Jesus cai pela terceira vez e Jesus é despojado de suas vestes, respectivamente.
Depois dos degraus, segue-se a corrida por um caminho asfaltado que atravessa uma REN (Reserva Ecológica Nacional). Não sei se é por causa da oxigenação do cérebro, depois da subida, ou se pelo reencontro com um prazer antigo, sei é que ouvir as sapatilhas contra o asfalto e o chiar dos eucaliptos me enche de uma felicidade inexplicável.
Por fim, a caminhada a descer o monte. Os "bom dia Carla" (sou eu e não sou eu mas, definitivamente, sou eu, a Carla), o mar lá ao fundo, as curvas e contra-curvas, o pinheiro manso, quase a chegar a casa, cujas raízes desenham cicatrizes na estrada de paralelos.
Sim, não perdi um único quilo mas ganhei um livro e uma quase reconciliação comigo.
Parece-me uma excelente forma de começar um novo ano. Melhor do que aquela em que estava com a pássara a arder.

6 comentários:

  1. Vês? Vês? Até no tema atletismo já estás a dar cartas. Não comentarei "a pássara" mas acho uma deselegância falar publicamente dessas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Feliz 2015 mulher do norte!

    ResponderEliminar
  3. Feliz 2015 :)

    Sei que isto não é blogue de utilidade pública, mas... Como chegar a este sítio tão lindo (sem subir os degraus, não é preguiça, mas questões de logística) sem carro? É muito longe do metro PV, um táxi é viável? Desculpe mesmo, mas pricurei no Google e não achei muita coisa. Já fui a Rates, mas há muito tempo, e pegamos um autocarro e depois fizemos uma caminhada pelo campo.
    Obrigada!

    Abs

    ResponderEliminar
  4. Olá Dani,
    A partir da PV pode-se apanhar um autocarro, junto ao hospital, que passa em Laúndos, que é onde fica o Monte de São Félix. Também é possível ir de Táxi (cerca de 10€).
    Espero ter ajudado. Bom 2015!

    ResponderEliminar
  5. Pela primeira foto reconheci logo o lugar... Sou de Barcelos, conheço e adoro o Monte de São Félix e toda a zona em redor. Fico feliz por ver que este lugar chegou a mais pessoas através do blog. Bem-haja, e continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar